Diversas atividades estão ocorrendo, incluindo a banca virtual
A 9ª Feira do Livro de Teutônia, que neste ano ocorre no formato virtual, está movimentando as redes sociais, procurando estimular o acesso à literatura e à cultura no conforto da casa das famílias teutonienses e da região, em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A programação iniciou na quinta-feira, dia 3 de dezembro e segue até sábado, dia 5, com diversas atividades, incluindo a banca virtual com duas livrarias parceiras.
Toda a programação está usando a plataforma virtual, que poderá ser acessada pelo site www.educteutonia.com.br/feiradolivro . Pelo site é possível ter acesso à banca virtual das duas livrarias parceiras do evento: Livraria Wessel, de Teutônia, e Livraria Kadernus, de Arroio do Meio, que possuem uma grande variedade de livros, sendo, inclusive, uma opção de presente para o Natal.
Durante os dois primeiros dias, diversas atividades estão ocorrendo, dentre elas apresentações culturais, horas do conto, dicas de leitura, palestras. No portal da Feira é possível acessar todas as atividades, bem como os links dos vídeos e lives, mesmo após a sua realização. Os links também estão disponíveis no canal da Secretaria de Educação no Youtube ( https://www.youtube.com/channel/UC9747NIA2CTbMkwdeQXq2zg/videos ), por onde também são transmitidas as lives.
A solenidade de abertura da Feira do Livro ocorreu na noite desta quinta-feira. A transmissão ao vivo contou com pronunciamentos, além da apresentação da Orquestra Jovem de Teutônia, que trouxe clássicos internacionais, nacionais, regionais e, ainda, natalinos. O tema da Feira do Livro deste ano é “Leitura e acolhimento”. Neste sentido, o evento visa marcar presença na vida escolar e mobilizará a comunidade valorizando a família, o acolhimento, a cultura e a diversidade.
A secretária de Educação, Rosana Schneider Rührwiem, lembrou que a inovação é uma das tônicas da Feira do Livro deste ano. “Nos encontramos no desafio de inovar com esta feira. Estamos assistindo e tendo experiências maravilhosas durante a programação. Não foi fácil, mas estamos aqui realizando mais um belo evento, que em época de pandemia valoriza a família, o acolhimento, a cultura e a diversidade”, frisou.
A patrona da Feira do Livro, Ana Cecília Togni, por meio de vídeo, enalteceu a alegria de ter sido convidada. “Teutônia é uma terra especial, pelo trabalho educacional que tem sido referência na região, e por sua gente. A Feira do Livro é um momento de trocas, experiências e a alegrias. Literatura é momento de alegria. Qualquer tipo de leitura é bem vinda, porque ler nos transporta para lugares diferentes”, afirmou.
O presidente da CIC Teutônia, Airton Kist, destacou que a entidade é parceira do evento. “É uma alegria abrir as portas da CIC para receber um evento de tamanha grandeza, dessa magnitude. Realizar um evento neste momento é uma vitória, momento de buscar na literatura alternativas viáveis para o momento que estamos vivendo”, colocou.
O gerente geral do Banrisul de Teutônia, Paulo José Caye, também em vídeo, reforçou a importância da leitura em momentos de pandemia. “Mesmo diante do contexto provocado pela pandemia, não poderíamos deixar de enaltecer a iniciativa da Feira do Livro. É um encontro com a literatura, principalmente quando o distanciamento social prevalece. A leitura sempre será uma ótima companhia”, sublinhou.
A 9ª Feira do Livro é uma realização da Secretaria de Educação de Teutônia, com apoio da Associação dos Professores Municipais de Teutônia, Livraria Wessel, Livraria Kadernus, SESC – Lajeado e CIC Teutônia. O patrocínio é de Banrisul.
A patrona
A patrona da Feira do Livro 2020 é Ana Cecília Togni. Ela é licenciada em Matemática (Ufrgs), Especialista em Matemática (Unisc), Mestre em Educação (Unisinos) e Doutora em Informática na Educação (Ufrgs). Ela também é fundadora da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), sendo a primeira primeira presidente da entidade (gestão 2005/2008). Ana, que utiliza o cognome de Tia Chica, ocupa a cadeira de número 1 da Academia. Desde 2005, Tia Chica já coordenou seis edições do Concurso Literário Novos Talentos: Escritos/ Escritores, que é lançado a cada dois anos. É autora de mais de 15 obras literárias e possui, também, artigos científicos publicados em periódicos educacionais nacionais e internacionais.
Destaques da programação (com abas no site da Feira)
– Alivat – Momentos Literários (10 vídeos curtos) – O público poderá acessar a leitura de poemas, fragmentos de textos e livros, apresentados na voz dos membros da Academia.
– Banca virtual – A Feira do Livro possibilitará a aquisição de excelentes livros, com descontos, disponibilizados pelas livrarias parceiras.
– Contação de Histórias – Um dos primeiros caminhos para transmitir conhecimento às crianças e estimular a imaginação delas é a contação de histórias. Por isso, estarão disponíveis nesta aba diversas contações de histórias.
– Mostra Olhares – A Mostra convida para um olhar para as vivências e aprendizagens dos alunos em 2020, a importância das famílias, dos amigos, dos educadores na vida das nossas crianças. Um olhar atento para se reinventar, apropriar-se das tecnologias e de acolhimento nas escolas da rede municipal, no Cemef e no Semear.
– No espaço “Compartilhando vivências”, a comunidade poderá acessar vídeos produzidos pelos convidados, nos quais suas vivências nas mais diferentes áreas, serão compartilhadas. Você encontrará relatos de profissionais do cinema, poesia, educação, fotografia, editor de revista em quadrinhos, direito, escritores, artistas, arquiteto, cultura, dentre outros.
– Concurso – Entre as atividades propostas para os alunos das escolas da rede municipal, está o concurso, no qual os estudantes irão exercitar as linguagens escrita e visual, com a temática “Leitura e Acolhimento”. O tema busca valorizar a família, o acolhimento, a cultura e a diversidade. O concurso está dividido em quatro categorias, conforme a faixa etária: desenho, história em quadrinhos, conto e crônica. O resultado do concurso será divulgado no encerramento da feira.
– Histórias Encenadas: Grupo Luz & Cena – Ao contar histórias de forma encenada, de dramatização ou atuação teatral, o enredo é capaz de fazer brilhar os olhos de quem o vê. A fascinação do imaginário emociona. O teatro, mesmo que encenado em uma tela de vídeo em tempos de isolamento social, é uma forma de arte com o poder de despertar sentimentos. Nesta aba estarão disponíveis 16 histórias infantis que duram entre 5 e 10 minutos.
9ª FEIRA DO LIVRO DE TEUTÔNIA
>>> 04/12 – Sexta-feira
8h30min – Palestra (live) “ A importância da leitura em tempos de pandemia”, com Rosane Maria Cardoso, da Univates. Público: Estudantes anos finais, EJA e comunidade em geral;
9h30min – Oficina de Maquiagem Artística, com Tatiane Irene Fell Feine. Público: Comunidade em geral;
10h – Contação de História, com a Biblioteca Sesc Lajeado. Título: “Eram os poestas astronautas”, de Sérgio Vaz. Público: Infantojuvenil;
14h – Contação de História. com Cristina Muller. Título: “Férias na floresta”. Público: Infantil;
15h – Música com o professor Edenir A. Ströher. Público: Comunidade em geral;
18h – Coral Municipal Infantojuvenil de Teutônia, sob regência do maestro Marlon Gausmann. Público: Comunidade em geral;
19h – Bate-papo com a patrona (live) da Feira do Livro: Ana Cecília Togni (Tia Chica) . Mediação de Katia Cilene Rex. Público: Comunidade em geral;
>>> 05/12 – Sábado
9h – Cerimônia de encerramento e resultado do concurso (live) . Público: Comunidade em geral.
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Data de publicação: 04/12/2020
Créditos das Fotos: Paulo Sérgio Rosa