Estrutura, localizada dentro do Parque Ipê, no Bairro Canabarro, recebeu inúmeras adequações, como PPCI, parte elétrica, climatização, pintura e internet
Após receber adequações, a Escola Técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), extensão Teutônia, está pronta para aumentar a oferta de cursos para a comunidade. Por meio de parceria entre o Senai, Prefeitura de Teutônia e o locador, o ginásio localizado dentro do Parque Ipê, no Bairro Canabarro, foi adequado e agora conta com espaços modernos, que foram apresentados na manhã desta terça-feira, dia 15 de dezembro.
Atualmente, somente eram oferecidos cursos na área do calçado, sendo que está em andamento o curso de Confeccionador de Calçados. Com as melhorias na estrutura, será possível atender outras áreas de atuação, com cursos nas áreas de alimento, eletricidade predial, solda, mecânica automotiva, automação, refrigeração, confecção, entre outros. A parte externa pode receber também as unidades móveis para ministrar cursos.
Para que a Escola do Senai possa funcionar em Teutônia, a Prefeitura custeia o aluguel do espaço, um ginásio de aproximadamente 750 metros quadrados dentro do Parque Ipê. Em contrapartida, o Senai vem com a parte de equipamentos e profissionais para ministrar os cursos, conforme prevê o termo de colaboração entre a entidade e o Município, que foi renovado por mais dois anos na manhã desta terça-feira.
No entanto, a escola funcionava de forma provisória e carecia de melhorias. Após conversas entre Administração Municipal, o Senai e o locador do espaço, chegou-se a um acordo sobre as adequações necessárias a serem feitas pelo locador, como Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), reestruturação elétrica, climatização, pintura e internet.
Na manhã desta terça-feira, autoridades e representantes de entidades e empresas puderam conhecer as adequações feitas no local. Dentre os espaços hoje no prédio, estão sala de aula, laboratório de informática, laboratório de confecção de calçado, espaço multiuso (para cursos diversos), auditório, sala/depósito, sala dos professores, sala de atendimento pedagógico e sanitários.
O gerente de Operações do Senai, Jerry Amarildo Hibner, lembrou que a conclusão das melhorias no prédio já eram um anseio quando a unidade passou a funcionar. “Hoje temos uma grande conquista para Teutônia e para o Senai, onde efetivamos as atividades aqui no município. Hoje, temos um espaço de ensino adequado, podendo oferecer aquilo que o Senai tem de melhor”, pontuou.
O prefeito, Jonatan Brönstrup, enalteceu que as adequações qualificam o ensino. “A partir de hoje, oferecemos um espaço adequado para os alunos. Adequamos o município e trouxemos um modelo dinâmico de desenvolvimento. Prova disso temos aqui, onde passarão milhares de pessoas que transformarão o futuro de Teutônia”, frisou.
O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sidnei Eckert, também destacou a importância das adequações, garantindo a permanência do Senai em Teutônia. “É de suma importância Teutônia contar com este espaço, que oportunizará a qualificação dos teutonienses, preparando-os para o mercado de trabalho.
O locador do espaço, Gilmar Schneider, ressaltou que é um entusiasta do Senai. “Fiz um curso no Senai e comecei a trabalhar com o calçado. A Escola do Senai é um dos melhores programas de inclusão, onde as pessoas saem preparadas para o mercado de trabalho. O Senai tem um grande legado, de formar profissionais, dando condições para as pessoas crescerem com o seu trabalho”, afirmou.
O presidente da CIC Teutônia, Airton Kist, reforçou que a parceria é fundamental para que Teutônia tenha a Escola do Senai. “Estamos muito felizes com este projeto, com esta entrega. Temos aqui um uma fábrica de jovens profissionais, que sairão daqui qualificados e preparados para o mercado de trabalho”, frisou.
A previsão é de que, em 2021, a escola atenda entre 75 e 80 alunos fixos. Com a possibilidade de cursos em diversas áreas, a expectativa é de que a escola possa receber mais de 100 alunos, conforme a demanda. O espaço ainda pode ser utilizado por empresas e entidades, como CIC e Siticalte.
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Data de publicação: 15/12/2020
Créditos das Fotos: Édson Luís Schaeffer