Mulheres teutonienses poderão solicitar o implante mediante prescrição médica do ginecologista do posto de saúde.


A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira, dia 21, o serviço de implante de DIU de cobre, no Centro Avançado de Saúde (CAS) do bairro Canabarro. As mulheres poderão solicitar o serviço através de consulta com o médico ou com a equipe de enfermagem, diretamente com os profissionais do posto de saúde do bairro onde moram. O procedimento é realizado somente nas terças-feiras, no turno da manhã, no CAS, no bairro Canabarro, mas o agendamento pode ser realizado em qualquer um dos postos de saúde. Para prestar este serviço, o espaço disponibilizado para atendimento em saúde materno-infantil no CAS foi reorganizado, e agora conta com dois consultórios e uma sala de acolhimento.

Para agendar a consulta para o implante a mulher precisa da prescrição do ginecologista do posto de saúde de sua localidade. Para realização do implante é preciso estar com os exames periódicos em dia, como pré-câncer, e não ter Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O DIU com cobre, que será implantado no CAS, é fornecido pelo Ministério da Saúde. Trata-se de um método contraceptivo não hormonal, que é muito eficaz para evitar a gestação, e de fácil reversão.

O ginecologista, Mauro Rafael Engel, destacou a qualidade do produto. “É um método prático, de longa duração e de retorno fácil à fertilidade, além de não interferir na lactação.

Contraceptivos
Atualmente o município oferece os seguintes métodos contraceptivos: DIU de cobre; anticoncepcional oral e injetável; preservativo masculino e feminino. Para os procedimentos de ligadura tubária ou vasectomia, é necessário o encaminhamento via regulação.

Data de publicação: 24/09/2021

Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Compartilhe!