Não há mais projeção de chegada, em larga escala, de vacinas para aplicação em 1ª dose para a população em geral acima dos 18 anos.


A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Vigilância Epidemiológica, faz chamamento público a todos os munícipes que ainda não realizaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, para que se dirijam às Unidades Básicas de Saúde até dia 16 de outubro.

O município já deu início à aplicação da terceira dose para alguns grupos prioritários e não há mais projeção para chegada de novos lotes para primeira dose para população em geral com idade acima dos 18 anos.

De acordo com o informe técnico nº 16 da Secretaria de Saúde do Estado, publicado em 04 de outubro de 2021, é recomendado que a população já esteja imunizada contra a Covid19, pois em alguns locais (públicos e privados) será solicitado o comprovante de vacinação para entrada.

Em função disso, as equipes de saúde pedem a colaboração da população, que ainda não realizou a primeira dose contra a Covid19, para que busquem a imunização o mais breve possível juntos aos postos de saúde.

Vacinação aos sábados
No sábado, dia 16, será realizada ação de vacinação em todos os postos de saúde, das 8h às 17h, sem a necessidade de agendamento prévio, para aplicação de 1ª e 2ª doses, dose de reforço, e para os calendários de vacinação infantil e adulto. As ações de vacinação aos sábados também ocorrerão nos dias 06 e 20 de novembro.

Vacinação adolescentes
O município está vacinando pessoas com 15 anos ou mais, sem comorbidades, em todos os postos de saúde, mediante agendamento prévio, com a vacina Pfizer.

Dose de reforço
Teutônia também avança na vacinação com a dose de reforço contra Covid-19, independente da vacina aplicada anteriormente, para pessoas com 60 anos ou mais, que tenham intervalo mínimo de 6 meses com relação à 2ª dose, assim como, para pacientes que possuem alto grau de imunossupressão (de acordo com tabela do Ministério da Saúde). A vacinação ocorrerá em todos os postos de saúde, mediante agendamento prévio.

Tabela do Ministério da Saúde para casos de alto grau de imunossupressão:
- Imunodeficiência primária grave;.
- Quimioterapia para câncer;
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras;
- Pessoas vivendo com HIV/AIDS; .
- Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona,ou equivalente, por ≥14 dias;.
- Uso de drogas modificadoras da resposta imune;.
- Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;.
- Pacientes em hemodiálise;
- Pacientes com doenças imunomedianas inflamatórias crônicas.

Postos de Saúde
Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações, entre em contato com o posto de saúde de seu bairro:
Posto de Saúde – Bairro Alesgut
(51) 3762-1109
Posto de Saúde – Bairro Boa Vista
(51) 3762-2370
Posto de Saúde – Bairro Canabarro
(51) 3762-7800
Posto de Saúde – Bairro Languiru
(51) 3762-2573
Posto de Saúde – Bairro Teutônia
(51) 3762-6031
Posto de Saúde – Loteamento 8
(51) 3762-8436
ESF 3 - Bairro Canabarro
(51) 3762-7806

Data de publicação: 07/10/2021

Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Compartilhe!