Novo Centro funciona junto ao Centro Avançado de Saúde (CAS) do bairro Canabarro. O atendimento na sala de fisioterapia do Posto do Bairro Boa Vista continuará normalmente.


A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Saúde, inaugurou na tarde desta sexta-feira, dia 12, o Centro de Fisioterapia do município, em uma parceria com a Saúde Univates, a fim de ampliar os atendimentos ofertados pela rede pública municipal de saúde.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o prefeito Celso Aloísio Forneck, a vice-prefeita, Aline Rohrig Kohl, presidente da Câmara de Vereadores, Diego Tenn Pass, vereador Vitor Ernesto Krabbe, secretário de Saúde, Juliano Renato Körner, subsecretária de educação, Shana Vogel, superintendente executivo da Fundação Univates, Oto Roberto Moerschbaecher, os especialistas em negócios da Univates, Jonatã Baroni e Anderson Habekost, e a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rejane Hinnah, a coordenadora da Atenção Básica, Roseleia Halmenschlager, a fisioterapeuta responsável pelos serviços, coordenadores e servidores do CAS.

O Centro de Fisioterapia, localizado junto ao Centro Avançado de Saúde, no bairro Canabarro, foi implantando no município em parceria com a Sáude Univates, através da cedência de diversos equipamentos e da contratação de profissionais que irão atuar no espaço, juntamente com a fisioterapeuta do município.

A implantação do centro terá o objetivo de suprir a demanda reprimida, que aguarda por atendimentos de recuperação e reabilitação, assim como, para ampliar o acesso ao serviço, principalmente relacionado à ações de promoção à saúde e de prevenção de doenças e agravos. O local foi reformado e ampliado, a fim de oferecer um espaço adequado aos profissionais e usuários, além de ampliar os atendimentos na rede pública de saúde.

É importante salientar que a sala de fisioterapia do Posto de Saúde Anna Antoni continuará atendendo normalmente a população. O espaço também recebeu melhorias e reforma, a fim de melhorar a qualidade dos serviços ofertados à população.

O prefeito Celso Aloísio Forneck ressaltou a importância da parceria com a Univates neste projeto. “Estamos muito felizes em poder entregar um Centro de Fisioterapia à comunidade teutoniense, onde será possível ampliar o acesso ao serviço de reabilitação das pessoas. Este projeto só foi possível através do contrato firmado com a Saúde Univates, para contratação dos profissionais, sendo que a instituição cedeu grande parte dos equipamentos para estruturação do Centro. É gratificante poder contar com parcerias como esta, que tem o foco no coletivo e no desenvolvimento regional”,

Como vai funcionar o fluxo de atendimentos?
O fluxo de atendimento inicia através da consulta médica, onde o pacientes será avaliado pelo profissional, que dará o encaminhamento ao serviço de fisioterapia, quando identificar a necessidade. Com o encaminhamento, o usuário do serviço de saúde irá se dirigir à sala 23 do Centro Administrativo (Secretaria de Sáude). No local, o usuário irá solicitar a avaliação, que será realizada pela fisioterapeuta do município, Letícia Ruebenich de Quadros Diehl, a fim de direcionar e agendar os atendimentos, de acordo com os critérios clínicos de prioridade. O município de Teutônia já possui uma fila de espera, sendo que esta será primeiramente atendida.

O que vai mudar?
Além de ampliar a capacidade de atendimento das demandas, devido a contratação de mais profissionais, será possível reduzir o tempo de espera pelo serviço e aumentar os grupos de atendimento que visam a reabilitação das pessoas, além de promover ações de promoção à saúde e de prevenção de doenças e agravos. Os grupos existentes no CAS são para reabilitação da saúde da coluna, saúde pélvica e alterações reumáticas. A finalidade atual dos grupos é dar continuidade ao tratamento iniciado no serviço de saúde, onde a profissional elabora um plano de cuidados para reabilitação e exercícios de prevenção.

Data de publicação: 12/11/2021

Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Compartilhe!