O ato oficial de abertura da festa contou com a presença de diversas autoridades regionais, estaduais e federais e apresentações culturais. Além disso, todos foram surpreendidos com a assinatura do contrato de aquisição de prédio industrial.

Nesta quarta-feira, dia 25, ocorreu a Abertura Oficial da Festa de Maio 2022, em comemoração aos 41 anos de emancipação político-administrativa de Teutônia. O ato oficial contou com a presença de diversas autoridades regionais, estaduais e federais, entidades, assinatura de contratos e apresentações culturais.

Na parte da manhã, as ocorreu a apresentação do Show Infantil Agitos com Moinhos do Campo para as escolas do município. Na parte da tarde, ocorreu o Encontro de Soberanas, com a participação de diversas cortes da região. Além disso, aconteceu a reunião da Associação dos Municípios do Vale do Taquari, com a participação de 21 municípios e o deputado estadual Dirceu Franciscon, no Parque de Eventos da Festa de Maio, em Teutônia, para debater assuntos relacionados à área da saúde e educação. Participaram da reunião prefeitos e representantes dos municípios de Teutônia, Forquetinha, Taquari, Arroio do Meio, Capitão, Marques de Souza, Encantado, Anta Gorda, Sério, Imigrante, Estrela, Fazenda Vilanova, Pouso Novo, Coqueiro Baixo, Paverama, Poço das Antas, Venâncio Aires, Santa Clara do Sul, Westfália, Colinas e Cruzeiro do Sul.

Na terça-feira, dia 24, o prefeito Celso Aloísio Forneck anunciou a assinatura do novo contrato com o Hospital Ouro Branco, que passa a vigorar a partir do dia 1º de junho de 2022. Além disso, na abertura oficial do evento, o chefe do Executivo, como forma de presentear a cidade pelos seus 41 anos, assinou o contrato da compra de um prédio industrial, com uma área total de 2.693,11m², com objetivo de fomentar a indústria metalúrgica e noveleira de Teutônia, gerando assim, novos empregos e renda.

O ato oficial da abertura da Festa de Maio 2022 contou com a presença de milhares de pessoas, que após a cerimonia prestigiou a apresentação da Orquestra de Teutônia, seguido do show do humorista Badin – O colono. Ao final do ato, o pastor Márcio Frank e o padre Pedro Ritter deram as suas bençãos ao evento e à cidade.

O Prefeito Celso Aloísio Forneck, surpreendeu a todos com o anúncio de um presente de aniversário à população de Teutônia, com a aquisição de uma área de terras com área total de 2.693,11m², com prédio industrial, com objetivo de fomentar a indústria metalúrgica e moveleira no município, a fim de gerar mais empregos e renda. “Este investimento pôde ser realizado com a economia que estamos fazendo em nosso governo, administrando com responsabilidade e equilíbrio”. O prefeito também mencionou a parceria com os deputados e deu destaque para aqueles que destinaram recursos a Teutônia para investimento na área da saúde e diversas outras áreas. “Com estas emendas, somadas aos recursos próprios do município e valor repassado através do SUS, com base nos dados no Ministério da Saúde, já contratamos 1.540 cirurgias, sendo 1.362 no Hospital Ouro Branco”. O prefeito também destacou a importância da parceria com o Hospital para assinatura do novo contrato. “Precisamos manter nosso hospital sempre forte e bem estruturado para atender nossa população”. Encerrou ressaltando a história de Teutônia, a força do cooperativismo, uma característica marcando do município, e agradeceu a parceria das cooperativas.

O Presidente da comissão organizadora da Festa de Maio 2022, Délcio José Barbosa, comemorou o momento “é uma alegria enorme estarmos vivendo este momento após um período de tanta dificuldade, e estar a frente desta comissão, que tanto se empenhou em entregar o melhor a todos vocês, enche o meu coração de felicidade. Que seja uma festa feliz e divertida para todos os munícipes e visitantes.”

O Presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Teutônia e vice-presidente da comissão organizadora da Festa de Maio 2022, Airton Roque Kist, destacou sobre a responsabilidade de organizar um evento deste porte e da importância do apoio da Prefeitura de Teutônia “pensamos e organizamos com muito carinho e dedicação uma festa para agradar as famílias, crianças, jovens e adultos, e agora chegou o momento de colhermos os frutos e poder celebrar junto da nossa população e visitantes a nossa cultura e gastronomia.”

O Presidente da Cooperativa Certel e patrocinador master, Erineo Hennemann, ressaltou sobre a alegria e orgulho de ser patrocinador master do evento “O nosso município é a casa da Cooperativa Certel e apoiar um evento dessa natureza nos enche de alegria, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). A forma que está sendo realizada a gestão do município é muito importante, pois mostra a importância da integração do poder público com as cooperativas, instituições e entidades. A nossa cidade viveu um passado muito bonito e com o esforço da nossa população, podemos acreditar em um futuro ainda melhor.”

A cidade tem um índice de desenvolvimento diferente de outras regiões e isso se deve ao espírito cooperativista e associativista do povo de Teutônia, destaca o Presidente da Cooperativa Sicredi Ouro Branco e patrocinador master, Neori Ernani Abel “Quando Teutônia se emancipou, já haviam duas cooperativas atuando, e após a sua emancipação, a Sicredi passou a fazer parte desta história. O nosso município e a nossa gente estão de parabéns por tornar a nossa cidade este potencial. Feliz 41 anos, Teutônia.”

Para falar em nome do cooperativismo, o Presidente da Cooperativa Languiru e patrocinador ouro, Dirceu Bayer, ressaltou que Teutônia é uma referência regional, além de representar a segunda maior economia do Vale do Taquari “O nosso município é forte, com 82% dos munícipes associados a uma cooperativa, pois temos a cultura de um povo com o espírito cooperativista e associativista, e que torna a nossa cidade, uma referência para todos.”

O Presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul) frisou sobre a união de setores “O município de Teutônia mostra para todos nós que é fundamental o trabalho em entre o setor público, privado, cooperativismo e entidades, e é o que torna a cidade referência em termos de desenvolvimento e atuação em toda a região.”

“O município de Teutônia é exemplo para toda a região em termos de gestão, desenvolvimento econômico, social e econômico” destacou o Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Colinas, Sandro Ranieri Herrmann.

O presidente da Câmara de Vereadores de Teutônia, Vitor Ernesto Krabbe, comemorou o momento após um período difícil e destacou sobre a parceria entre Poder Executivo e Poder Legislativo “A Câmara de Vereadores e o Poder Executivo sempre irão trabalhar em conjunto a favor do desenvolvimento de Teutônia, e sem dúvidas, a nossa cidade é referência e potencial pois todos que são daqui e que acolheram Teutônia como o seu lar, estão fazendo a sua parte e deixando o seu legado. Este é o momento de comemorarmos juntos o privilégio de vivermos nesta cidade.” finaliza.

Data de publicação: 26/05/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Compartilhe!