Em cinco dias, Centro Administrativo Municipal foi palco de encontros, negócios, diversão e momentos especiais.

A insistente previsão de “tempo carregado”, com a possibilidade de chuva desde o primeiro dia, acabou amenizada e postergada, com maior intensidade concentrada na madrugada de sábado e no domingo. Isso não diminuiu o brilho da Festa de Maio 2022, que de 25 a 29 de maio reuniu mais de 40 mil pessoas no Parque de Eventos, junto ao Centro Administrativo Municipal, conforme números preliminares da comissão organizadora. Os 41 anos de Teutônia foram comemorados em grande estilo num “palco” de encontros, negócios, diversão e momentos especiais depois de quatro anos de espera.

Como já previsto desde o lançamento, o ponto alto da programação em número de participantes esteve por conta do show nacional do cantor sertanejo Luan Santana, na noite de sábado. Lonão de show, praça de alimentação e arredores foram tomados pelo público, que esgotou os ingressos. Caravanas de outros municípios chegaram ao longo do dia e teve quem já estivesse na frente do portão antes mesmo da abertura do local do evento na manhã de sábado, em busca de um lugar em frente ao palco principal. Alguns fãs, inclusive, vieram de Santa Catarina.

A Feira Comercial, Industrial e de Serviços igualmente movimentou a comunidade local e trouxe visitantes. Todos os espaços de estandes foram comercializados, tanto internos quanto externos, contando com mais de 200 expositores. Ainda houve a Exposição Agropecuária, o Pavilhão das Agroindústrias e infraestrutura do Centro Cívico para entidades, Secretaria Municipal de Educação e grupos de artesanato.

Parque de diversões, atrações artísticas e culturais de diversos estilos e para todas as idades, palestras técnicas para produtores rurais, gastronomia farta, enfim, a vasta programação movimentou famílias e comunidade teutoniense, além de atrair muitos visitantes.
Avaliação

O presidente da comissão organizadora, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Delcio José Barbosa, se disse satisfeito com o resultado da Festa de Maio. “Superou as expectativas pela sua organização e planejamento, nossos expositores mostraram o seu potencial com produtos de ótima qualidade, além da exposição da agroindústria familiar com a valorização dos produtores. A Brigada Militar igualmente teve um papel fundamental, garantindo a segurança de todos. A programação estava excelente, agradando diferentes públicos, com artistas locais, regionais e nacionais de alta qualidade”, avaliou, agradecendo a todos que “vestiram a camiseta”, patrocinadores que “abraçaram” o evento, equipes da Administração Municipal e da CIC Teutônia, público e expositores. “Já precisamos iniciar o planejamento da Festa de Maio 2024, levando os aprendizados desta edição e prevendo um público ainda maior”, frisou.

O presidente da CIC Teutônia, Airton Roque Kist, também se mostrou feliz com o resultado e atento à evolução necessária para as próximas edições. “Sempre que se planeja um evento dessa proporção, alguns desafios precisam ser debatidos enquanto município para receber tanta gente. Temos fechamentos e números oficiais a serem levantados, mas há muito a comemorar com toda visibilidade dada para Teutônia”, destacou, valorizando o retorno positivo nas conversas com expositores. “Percebe-se a satisfação com os negócios realizados, as prospecções e relacionamentos oportunizados pela feira. Além disso, a Festa de Maio foi uma grande celebração da nossa cultura e da nossa gastronomia, num ambiente bonito, acolhedor e seguro. Inclusive, já houve quem se adiantasse em querer a oportunidade de contar com estande ainda maior na próxima edição”, afirmou, valorizando o trabalho propositivo da CIC, como realizadora do evento, “que sempre acredita no desenvolvimento socioeconômico de Teutônia, sendo a Festa de Maio uma oportunidade que vai ao encontro desse propósito de crescimento, contribuindo com a geração de impostos e renda que, consequentemente, revertem para investimentos em saúde, educação e infraestrutura do município”.

O prefeito Celso Aloísio Forneck igualmente falou de satisfação. “Estamos muito felizes com a participação da nossa comunidade e visitantes no evento, planejado com tanto cuidado e carinho ao longo dos últimos meses. Pela impressão que temos e feedback que recebemos, alcançamos os objetivos. Em termos de público, o show do Luan Santana foi um espetáculo à parte, com mais de 17 mil pessoas”, enumerou, enaltecendo o trabalho conjunto na organização da Festa de Maio e as oportunidades que surgem para Teutônia com o turismo de eventos. “Primamos pela acolhida às pessoas em nossa cidade, famílias que movimentam hotéis, a estrutura gastronômica, o comércio, os serviços e a economia como um todo. Nossa comunidade e quem nos visita precisa ser bem atendido, levando uma boa imagem de Teutônia”, acrescentou.

Festa de Maio 2024
A próxima Festa de Maio, que será a 17ª edição, está programada para 2024, comemorando os 43 anos de Teutônia. A comissão organizadora deve se reunir nos próximos dias para avaliação do evento, considerando acertos e pontos a evoluir.
“Precisamos avaliar o todo, sempre há correções a serem feitas, mas precisamos olhar para frente e sermos resolutivos. Agradecemos a todos os envolvidos e quem nos prestigiou, juntos vendemos uma boa imagem de Teutônia. Nosso espaço ficou pequeno e vamos fazer alguns ajustes, decisão a ser tomada coletivamente. É muito satisfatório concluir as atividades com a avaliação positiva”, concluiu Forneck.

A Festa de Maio 2022 foi uma realização da CIC Teutônia, com apoio da Prefeitura de Teutônia, patrocínio máster das cooperativas Certel e Sicredi, patrocínio ouro de Cooperativa Languiru e Reinigend, patrocínio prata de Unimed VTRP, patrocínio bronze Trip, produção cultural Lume e Morphine Produções, com Financiamento Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul (LIC).

Data de publicação: 30/05/2022

Créditos: Leandro Augusto Hamester

Créditos das Fotos: Edmundo Pott/Tipo Mídia

Compartilhe!