O regente realizou audições diretamente nas escolas, nas turmas do 5º ano 9º ano.

Entre os meses de março e maio deste ano, o regente do Coral Municipal Infantojuvenil de Teutônia, Marlon Gausmann, com apoio das Secretarias de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e de Educação, realizou audições diretamente nas turmas do 5º ao 9º ano das escolas do município, a fim de identificar jovens talentos interessados em ingressar no Coral.

Foram aproximadamente 400 alunos selecionados, os quais receberam um convite, que foi endereçado pela escola à família, a fim de informar sobre os ensaios e incentivar a participação dos adolescentes na atividade de canto coral, que ocorre com subsídio do município, no intuito de incentivar a cultura e tradição em Teutônia.

A partir destes convites, neste sábado, dia 04 de junho, 43 novos cantores se apresentaram ao regente, os quais serão integrados ao grupo, que agora contará com a participação de 59 coralistas.
O regente, Marlon Gausmann, relata estar muito feliz e entusiasmado com a grande quantidade de adolescentes que aceitaram o desafio. “Muitos destes jovens nunca participaram de uma atividade assim, e poder contribuir com este aprendizado, apresentar a paixão que temos pelo canto coral, é gratificante. Com certeza estamos despertando o gosto pela arte e preservando nossas raízes. Estou muito feliz com a adesão de tanto jovens a este grande projeto”, destaca.

De acordo com o regente, o próximo passo é ensinar os novos cantores a ler as partituras, desenvolver a técnica vocal, e classificar as vozes, sendo que no coral infantojuvenil o trabalho é desenvolvido em apenas 3 naipes. Depois de aprender a parte técnica, os coralistas ensaiarão o repertório atual, além de novas músicas que serão transmitidas ao grupo.

A subsecretária, Glaci Dickel, ressaltou a importância de apresentar o trabalho desenvolvido à comunidade, a fim de despertar o gosto pela cultura e a arte. “Além de ensinar, é preciso oportunizar momentos de apresentação, para que os professores e seus alunos possam mostrar os resultados de seu trabalho, incentivando ainda mais estes alunos, além de despertar o interesse pela cultura, arte e música em mais crianças e adolescentes. Nosso objetivo é resgatar e preservar nossos costumes, valores e cultura, disseminando a arte entre nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos”, explica.

Data de publicação: 06/06/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Compartilhe!