Nos quatro primeiros meses deste ano 2.401 pessoas agendaram consultas, não comparecerem e não desmarcaram o agendamento.

Além da alta demanda nos atendimentos na rede pública de saúde, a Secretaria enfrenta uma dificuldade que pode ser solucionada com o apoio dos usuários do serviço. Somente nos quatro primeiros meses deste ano, 2.401 consultas foram previamente agendadas nas unidades básicas de saúde, mas os pacientes não compareceram e não retornaram avisando para que o atendimento pudesse ser desmarcado e agendado para outra pessoa. Todas as consultas eram relacionadas ao atendimento médico em diferentes especialidades como cirurgião geral, clínico geral, ginecologista, obstetra, pediatra e psiquiatra.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, vem realizando esforços contínuos para ampliar ainda mais atendimento médico nas unidades básicas de saúde. No dia 1º de junho dois novos médicos iniciaram suas atividades no Centro Avançado de Saúde do bairro Canabarro, os quais atenderão as queixas do dia, das 14h às 22h, de segunda à sexta-feira. Mas uma grande dificuldade que precisa ser solucionada são as faltas de pacientes que não comparecem e não informam a equipe de saúde, para que outras pessoas possam ser encaixadas no dia. A Secretaria ressalta a importância de informar caso a pessoa não possa comparecer para a consulta.

O Secretário de Saúde, Juliano Renato Körner, alerta sobre a necessidade de avisar as equipes dos postos de saúde quando o usuário não puder comparecer à consulta. “Sabemos que imprevistos acontecem, mas é muito importante que as pessoas se atentem a avisar os atendentes dos postos de saúde quando não puderem comparecer a consulta agendada, pois esta consulta será destinada à outra pessoa, que também aguarda por atendimento. Esse tipo de situação tem acontecido com certa frequência, o que nos preocupa, sendo que a procura por atendimento só tem aumentado. Por isso pedimos a colaboração de todos, para que estas consultas possam ser redirecionadas para o próximo paciente”, explica.

Mês

Faltas

Janeiro

634

Fevereiro

511

Março

652

Abril

604

Data de publicação: 06/06/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Compartilhe!