Na cidade italiana, as crianças são inspiradas por seu próprio interesse em conhecer e aprender, de uma forma mais humanizada e participativa, tendo os professores como seus parceiros.

A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Educação, iniciou, durante o 1º semestre de 2022, uma formação inspirada na abordagem utilizada na cidade italiana, Reggio Emilia, com a professora Mestre Alana Francio. A formação foi oferecida para todos os professores, diretores e supervisores de Educação Infantil da rede municipal e comunitária, bem como para os professores de Educação Infantil e primeiros anos, supervisores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, além dos profissionais do Serviço Municipal de Apoio Escolar e Ação Restaurativa (SEMEAR) e Programa Primeira Infância Melhor (PIM), os quais continuarão aplicando os estudos nos educandários e com as suas equipes. Os encontros aconteceram em cinco sábados no auditório do Colégio Teutônia, o qual foi parceiro na cedência do espaço.

O estudo caracteriza-se por um momento de reflexão sobre o projeto idealizado pelo pedagogo Loris Malaguzzi, na década de 90, com o auxílio de professores, pais e alunos, implantado nas escolas de Educação Infantil em Reggio Emilia. Na cidade italiana, as crianças são inspiradas por seu próprio interesse em conhecer e aprender, de uma forma mais humanizada e participativa, dotados por uma compreensão individual sobre como construir a aprendizagem por conta própria, tendo as crianças como colaboradoras ativas da educação, e não como observadoras passivas, e os professores como seus parceiros nessa jornada.

A Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Andréia Luersen, ressaltou que mudanças, em um primeiro momento, podem causar impacto, mas que chegam para contribuir para um sistema de ensino aprendizagem ainda mais qualificado, humanizado e participativo “As coisas estão mudando, pesquisas evoluindo, leis sendo atualizadas, e nós, educadoras da Educação Infantil, estamos incluídas nisso. E são mudanças realmente impactantes, práticas completamente diferentes do que estamos acostumadas, e por isso, estamos todos aprendendo e evoluindo em conjunto. Entregamos grandes resultados, e através destas capacitações, aprimoraremos ainda mais a nossa prática.”, ressalta.

A Secretária de Educação, Fabiana Lampert, destacou que a Educação Infantil vem sendo motivo de muitos estudos e pesquisas, o que faz a pasta buscar alternativas e formações para a construção de uma nova didática para os alunos dessa faixa etária “Com a ideia de alinharmos a Educação Infantil em nosso município, a fim de nos enquadrarmos nestas novas legislações, ofertamos esta formação, para que todos caminhem na mesma direção, sempre considerando a realidade de cada escola, turma e comunidade.”, finaliza.

Data de publicação: 15/06/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Créditos das Fotos: Secretaria de Educação

Compartilhe!