O serviço é realizado com o objetivo de dar suporte às escolas municipais de Teutônia, através de profissionais especializados em diferentes áreas.

O Serviço Municipal de Apoio Escolar e Ação Restaurativa (SEMEAR) é realizado com o objetivo de dar suporte às escolas municipais de Teutônia, através de profissionais especializados em diferentes áreas.

Os atendimentos são realizados a fim de melhorar rendimento no desempenho escolar, principalmente para casos de crianças e adolescentes com transtorno de aprendizagem, assim como, em questões comportamentais e de relacionamento, orientações às famílias e às escolas, busca ativa e visitas técnicas domiciliares, inclusão escolar, serviço de fonoaudiologia e ações restaurativas através dos Círculos de Construção de Paz. Em 2022, a equipe registrou um crescimento expressivo nas demandas identificadas nas escolas, principalmente relacionados à dificuldade de aprendizagem, assim como, questões comportamentais, de relacionamento, além de casos de ansiedade, medos, abuso e violência.

O SEMEAR é desenvolvido junto ao Centro Municipal de Ensino Fundamental (CEMEF) Leonel de Moura Brizola, em uma sala específica para atendimento dos usuários do serviço. Além disso, os profissionais também atuam diretamente nas escolas, na realização de observações, triagens, orientação de professores, intervenções nas turmas, entre outras demandas existentes.

A equipe multidisciplinar é formada por fonoaudióloga, Assistente Social, Psicóloga, Psicopedagoga, Professora especialista em Educação Inclusiva, Estagiário de Administração e a Coordenadora de equipe.

Como e quais são os casos que chegam ao SEMEAR?
O encaminhamento é feito através da escola e autorizado pela família, quando a instituição de ensino percebe a necessidade de atendimento especializado, como em casos de dificuldade na fala, questões envolvendo dificuldade de aprendizagem, alteração (ou suspeita) no desenvolvimento (principalmente na educação infantil), questões emocionais e/ou comportamentais; necessidade de orientação quanto ao manejo de crianças com alguma Necessidade Educacional Especial (NEE), assim como, orientações ao monitor que acompanha estas crianças.

Data de publicação: 22/06/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Compartilhe!