O próximo passo será a criação do Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio

Mais de 115 profissionais das áreas de saúde e educação, das redes pública e privada, serviços e entidades vinculados à rede de apoio, participaram do 1° Fórum Municipal de Prevenção ao Suicídio de Teutônia, realizado nesta terça-feira, dia 27, pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Atendimento em Saúde Mental.

Na primeira etapa do fórum, os participantes foram divididos em grupos para discussão de sete temas distintos relacionados a possíveis casos que poderiam levar a decisão de suicídio. Cada grupo analisou a situação e debateu sobre as formas de acolhimento e as intervenções possíveis.
Na segunda etapa ocorreu a palestra com o médico psiquiatra Dr. Rafael Moreno Ferro de Araújo, que tratou do tema a fim de transmitir conhecimento referente a abordagem das pessoas com ideação/pensamentos suicidas em diferentes cenários.

A iniciativa de realizar o Fórum surgiu com o objetivo de auxiliar os profissionais na identificação de pessoas que necessitam de ajuda, e contribuir para que o auxílio possa ocorrer de maneira mais ativa, empática e objetiva. A finalidade é discutir políticas públicas de apoio às pessoas que passam por situações de sofrimento mental e emocional, na busca por canais de comunicação ainda mais efetivos, facilitando o acesso às informações e canais de ajuda, e demais ações que possam contribuir com a prevenção ao suicídio. O próximo passo será a criação do Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio.

O Secretário de Saúde, Juliano Renato Körner, entende que é necessário desmistificar o tema e iniciar o debate sobre o assunto. "Essa discussão é muito importante para que as pessoas, que estejam passando por momentos difíceis e de crise, tenham as informações necessárias para buscar ajuda e possam entender que a preservação da vida sempre é a melhor escolha", destaca.

Data de publicação: 28/09/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa

Compartilhe!