Mais de 100 partidas acontecerão no município até terça-feira, dia 24. Cerca de 1.120 atletas participam da competição

Iniciou nessa quinta-feira, dia 19, a 16ª Copa Teutônia Cooperativa Languiru. A abertura foi realizada na Sociedade Esportiva e Recreativa Gaúcho (SER Gaúcho) do bairro Teutônia. A cerimônia contou com o tradicional desfile das equipes, hinos e pronunciamentos de autoridades, organizadores e patrocinadores. Após, dois jogos abriram a competição.

Nesta edição, em torno de 1.120 atletas de cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e de Córdoba, na Argentina, disputam a Copinha. São 24 clubes e 57 equipes. O encerramento está previsto para terça-feira, dia 24, no campo do Esperança, no bairro Languiru. Serão 114 partidas até o fim da competição.

A 16ª Copa Teutônia Cooperativa Languiru é realizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria de Educação, com patrocínio da Cooperativa Languiru e organização do Planeta Bola Eventos Esportivos.

Primeiro dia
Os times chegaram ao longo da quinta-feira e foram encaminhados aos seus alojamentos. As escolas municipais, a CEMEF Leonel de Moura Brizola, a Comunidade Evangélica Redentor, o CTG Rincão das Coxilhas e a EEEF Tancredo Neves estão acomodando os plantéis.

No início da noite, todos participaram da cerimônia de abertura. Os dois primeiros jogos foram de equipes da casa, pela categoria sub-13. Na primeira partida o Esporte Clube Novo Hamburgo superou a AERC Juventus pelo placar de 1 a 0. Já na segunda, a AERC Juventus venceu o Santos Dumont Brusque por 2 a 1.

O prefeito Celso Aloísio Forneck destacou a vitrine para os jovens e para o município. O gestor ressaltou, também, a importância do respeito entre os competidores. “Todos querem vencer. Todos querem vestir a camiseta de um grande clube. Quem sabe, no futuro, estarão vestindo o mesmo uniforme. Por isso, é importante que, além da competitividade, haja respeito. Um evento como este contribui para o crescimento esportivo e social destas crianças e adolescentes. A Copinha engrandece Teutônia desde 2006. É muito bonito ver o nosso município movimentado; nosso comércio, rede hoteleira e restaurantes, todos felizes com a grande circulação de visitantes”, avalia.

A vice-prefeita Aline Röhrig Khol enfatizou o orgulho por Teutônia ser sede de uma competição que projeta jovens para o Brasil e outros países. “Estamos muito felizes por estarmos juntos em mais uma edição. Temos a certeza que estes jovens farão jogos de alto nível, mantendo o respeito e a cordialidade. A experiência que eles vivem aqui pode continuar em tantos outros gramados; do sul, de outros estados e de outros países. Queremos ver estes meninos realizando sonhos. Ficamos na expectativa do primeiro pontapé para a realização destes sonhos ser em nosso município”, reforça.

A Copinha
As equipes foram divididas em cinco categorias: Sub-12 (2011), Sub-13 (2010), Sub-14 (2009), Sub-15 (2008) e Sub-16 (2007). Os jogos movimentarão as praças esportivas do SER Gaúcho (Teutônia), Campo do Esperança (Languiru), Lawi da Wink (Linha Wink), Atlético Gaúcho (Canabarro), Juventude da Frank (Linha Frank), Fluminense da Harmonia (Linha Harmonia), Ribeirense (Canabarro), Esporte Clube União (Linha Clara) e Esporte Clube da Linha Germano.

Durante a competição, os atletas receberão três refeições diárias. A praça de alimentação é a Associação Pró-Desenvolvimento do bairro Languiru.

A primeira rodada continua hoje, dia 20. Os jogos acontecem em cinco praças esportivas. No final de semana, dias 21 e 22, será a vez da fase classificatória, que ocorrerá nos oito campos. Já na segunda-feira, dia 23, estão previstas as partidas eliminatórias. Na terça-feira, dia 24, serão conhecidos os campeões de cada categoria.

Equipes participantes:
1 - ACADEMIA DE FUTEBOL VINICIUS PEICHE (1)
2 - ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA E CULTURAL GAROTOS DA LAGOA (2)
3 - ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA MACLERES (1)
4 – AERC JUVENTUS TEUTÔNIA (5)
5 - ATLÉTICO CLUBE AVENIDA (2)
6 - ATLÉTICO CLUBE SULBRASIL (3)
7 - ESCOLA BAGEENSE DE FUTEBOL (1)
8 - ESCOLA DE FUTEBOL BOM PRINCÍPIO (1)
9 - ESCOLINHA DE FUTEBOL C18 (1)
10 - ESPORTE CLUBE CRUZEIRO (3)
11 - ESPORTE CLUBE NOVO HAMBURGO (4)
12 - ESPORTE CLUBE SÃO JOSÉ (6)
13 - IVO10 BRAZIL (1)
14 - LABORATÓRIO DESENVOLVIMENTO NO FUTEBOL (4)
15 - MARÍTIMO CAXIAS (2)
16 - MG ACADEMY (2)
17 - PRATAS DA CASA (2)
18 - PROGRESSO FUTEBOL CLUBE (4)
19 - PROJETO JORGE FLORES (1)
20 - REAL SUL FUTEBOL CLUBE (3)
21 - SANTOS DUMONT/BRUSQUE (2)
22 - SELECCIÓN ELITE (2)
23 - SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA CAXIAS (2)
24 - SPORT CLUB IVOTI (2)

* A tabela completa de jogos está disponível em anexo.

Data de publicação: 20/01/2023

Créditos: AI/Divulgação

Créditos das Fotos: Nícolas Mallmann/Divulgação

Compartilhe!