Prefeito, Vice-prefeita e Secretário da Saúde solicitam nova análise por parte do Estado quanto a redistribuição dos recursos e serviços hospitalares.


No mês de agosto deste ano o Governo do Estado instituiu o novo Programa de Incentivos Hospitalares - ASSISTIR, que visa qualificar a atenção secundária e terciária em saúde nos hospitais contratualizados para prestação de serviços no Sistema Único de Saúde - SUS. Com base nesta implantação, houve uma redistribuição dos recursos aos hospitais, por parte do Estado, assim como, quanto aos serviços de algumas especialidades, o que atingiu diretamente o Hospital Ouro Branco (HOB) de Teutônia.

Com a nova redistribuição, o hospital recebeu o acréscimo de cerca de R$ 58 mil nos repasses do governo estadual, porém, perdeu a referência na prestação de serviços das especialidades de vascular, otorrinolaringologia e proctologia. Isso significa que estes serviços não serão mais ofertados, via SUS, no hospital de Teutônia, ou seja, os pacientes que necessitarem destes serviços, serão assistidos em outro município, que tenha hospital de referenciado pelo Estado.

A Administração Municipal de Teutônia vem auxiliando o HOB a fim de reverter esta situação junto ao Estado. No dia 23 de setembro, a questão foi levantada durante a reunião do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS) das regiões 29 e 30, com a presença da representante das regiões junto ao Estado, Kelly Costa Portolan. Após a reunião, a representante visitou a Secretaria de Saúde de Teutônia, onde participou de uma reunião com a equipe, a fim de alinhar os contratos de prestação de serviço em vigência no município.

No dia 28, o prefeito Celso Aloísio Forneck, a vice-prefeita Aline Röhrig Kohl, e o Secretário de Saúde, Juliano Renato Körner, se reuniram com a Secretaria de Saúde do Estado, Arita Bergmann, para receber as demandas de saúde do município, principalmente quanto à situação do HOB junto ao Programa Assistir. O prefeito entregou o relatório de argumentação elaborado pelo hospital, para explicar e comprovar a importância da manutenção das especialidades no município de Teutônia.

Data de publicação: 01/10/2021

Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Compartilhe!