As partidas finais foram disputadas no campo do Esperança, no bairro Languiru. O time da casa, categoria sub-15 da Juventus venceu a equipe EC São José, de Porto Alegre, nos pênaltis.


Nesta quarta-feira, dia 26, ocorreram as finais da 15ª Copa Teutônia Cooperativa Languiru. Na oportunidade, foram conhecidos os campeões e os destaques de cada uma das quatro categorias. As disputas iniciaram no dia 21, com a participação de cerca de 1.100 pessoas, entre atletas e dirigentes, de 30 clubes e 58 equipes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, além do Uruguai. Ao todo, 115 jogos foram disputados, com 346 gols marcados.

As partidas finais foram disputadas no campo do Esperança, no bairro Languiru. Na categoria Sub-13 (2009), a taça foi para o Esporte Clube Cruzeiro, de Porto Alegre, que venceu a AERC Juventus, de Teutônia, por 1 a 0. O GBM Ijuí ficou campeão na categoria Sub-14 (2008), ao vencer o Clube Esportivo Guarani, de São Miguel do Oeste, Santa Catarina, por 3 a 1.

Pela categoria Sub-15 (2007), a AERC Juventus, de Teutônia, foi a campeã ao vencer o EC São José, de Porto Alegre, nos pênaltis, por 3 a 1, sendo que o jogo ficou 0 a 0. Na categoria Sub-16 (2006), o Esporte Clube São José “A”, de Porto Alegre, ficou campeão ao vencer o Fut-Trainer, de Curitiba, Paraná, por 2 a 1.

Os jogos movimentaram as praças esportivas do SER Gaúcho (Teutônia), Campo do Esperança (Languiru), Ouro Verde (Alesgut), Ribeirense (Canabarro), Atlético Gaúcho (Canabarro), Fluminense da Harmonia (Linha Harmonia), Juventude da Frank (Linha Frank), CT Juventus/Ivo10 (Languiru), Lawi da Wink (Linha Wink). Durante o período, os atletas receberam três refeições diárias, tendo como praça de alimentação a Associação Pró-Desenvolvimento do bairro Languiru.

Para o diretor do Planeta Bola, Rubens Andrade Dias, a 15ª edição da Copa de Teutônia representou a preservação de um sonho. “Esta copa, em especial, representou a preservação de um sonho das crianças, no sentido de poder mostrar o seu futebol e o trabalho de sua equipe, após um ano sem poder competir em função da pandemia. Com o auxílio e o comprometimento de todos, foi possível realizar este evento em Teutônia em alto nível, em todas as categorias”, destaca.

Conforme Alexandre Marcelo Schneider, Gerente Executivo de Recursos Humanos e Desenvolvimento Cooperativo da Languiru, a parceria com o evento representa a integração que a Cooperativa tem com as famílias da comunidade. “A Languiru preza pela participação em ações, eventos sociais e esportivos que envolvam a comunidade, as famílias, a juventude. E na Copa Teutônia - Cooperativa Languiru é possível sentir muito forte esta integração, tanto com os jovens de Teutônia, como em todo o estado. É uma honra muito grande poder participar. Agradecemos a prefeitura e ao Planeta Bola pela organização do evento e pela parceria”, ressaltou.

Para a vice-prefeita Aline Röhrig Khol a realização da 15ª edição da copa em Teutônia é motivo de muito orgulho. “Poder retomar a competição em nosso município é motivo de muito orgulho e alegria. Só temos a agradecer a todos que fizeram esta competição acontecer, em especial, aos jovens que vieram participar e demonstraram todo o seu talento em campo, com jogos de alto nível, com muito respeito e cordialidade entre as equipes. É essa competição saudável que agrega à vida destes jovens experiências inesquecíveis”, explica.

O prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, destacou a importância da realização de um evento esportivo deste porte em Teutônia. “Sabemos o quanto um evento como este contribui para o crescimento esportivo e social dos jovens. A integração e as experiências que eles vivem durante estes dias de competição agregram muito para o seu desenvolvimento. Só temos a agradecer a todos que contribuíram para a realização do evento em nosso município, principalmente, aos jovens que participaram desta grande competição esportiva, que engrandece Teutônia desde 2007”, destaca.

A realização da Copa Teutônia foi da Administração Municipal, através da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria da Educação, com a organização do Planeta Bola Eventos Esportivos, empresa que realiza as competições de categoria de base em diversas cidades do Brasil. Neste ano, a competição teve novamente como grande parceira a Cooperativa Languiru.



15ª COPA TEUTÔNIA COOPERATIVA LANGUIRU DE FUTEBOL

CATEGORIA SUB-13 (2009):
– Campeão: Esporte Clube Cruzeiro, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul
– Vice-campeão: AERC Juventus, de Teutônia, Rio Grande do Sul
– 3º lugar: Atlético Clube SulBrasil, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul
– 4º lugar: Núcleo Especializado em Futebol de Alta Performance (NEFAP), de Maravilha, Santa Catarina

– Artilheiro: Gabriel Fernandes Fraga, com 5 gols, do Esporte Clube Cruzeiro, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul

– Melhor goleiro: Fabiano Gonçalves Junior, do Esporte Clube Cruzeiro, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul

CATEGORIA SUB-14 (2008):
– Campeão: GBM Ijuí, de Ijuí, Rio Grande do Sul
– Vice-campeão: Clube Esportivo Guarani de São Miguel do Oeste, Santa Catarina
– 3º lugar: Monsoon Futebol Clube Ijuí, de Ijuí, Rio Grande do Sul
– 4º lugar: Esporte Clube Cruzeiro, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul

– Artilheiro: Hiago Freitas Thomaz, com 6 gols, do GBM Ijuí, de Ijuí, Rio Grande do Sul

– Melhor goleiro: Ihuri Molinari Huppes, do GBM Ijuí, de Ijuí, Rio Grande do Sul

CATEGORIA SUB-15 (2007):
– Campeão: AERC Juventus, de Teutônia
– Vice-campeão: Esporte Clube São José, de Porto Alegre
– 3º lugar: Esporte Clube Cruzeiro, de Porto Alegre
– 4º lugar: Francis Iafa Assoc. Karsten, Santa Catarina

– Artilheiro: Francisco Fagundes Rhodes, com 4 gols, do StarBall Canasvieiras, de Florianópolis, Santa Catarina

– Melhor goleiro: Diego Henrique Willsmann, da AERC Juventus, de Teutônia, Rio Grande do Sul

CATEGORIA SUB-16 (2006):
– Campeão: Esporte Clube São José “A”, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul
– Vice-campeão: Fut-Trainer, de Curitiba, Paraná
– 3º lugar: Futibase, Santa Catarina
– 4º lugar: AC Avenida, Rio Grande do Sul

– Artilheiro: Lucas Guimarães Amorim, com 6 gols, do Fut-Trainer, de Curitiba, Paraná - Categoria Sub-16 (2006)

– Melhor goleiro: Bruno Vasconcelos, do Esporte Clube São José, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Categoria Sub-16 (2006)

Data de publicação: 26/01/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Compartilhe!