As partidas finais foram disputadas no campo do Esperança, no bairro Languiru. O time da casa, categoria sub-12 da Juventus, venceu a equipe EC São José, de Porto Alegre

Nesta terça-feira, dia 24, aconteceram as finais da 16ª Copa Teutônia Cooperativa Languiru. Foram conhecidos os campeões e os destaques de cada uma das cinco categorias. As decisões ocorreram no campo do Esperança, no bairro Languiru.

Na categoria sub-12 (2011), a taça ficou com o AERC Juventus Verde. A equipe da casa derrotou o EC São José por 4 a 1. O Progresso FC ficou campeão na categoria sub-13 (2010) ao vencer o EC Novo Hamburgo pelo placar de 1 a 0.

Pela categoria sub-14 (2009), o EC São José sagrou-se campeão ao vencer o Progresso FC pelo placar de 3 a 0. Na categoria sub-15 (2008), o EC Novo Hamburgo ficou com o 1º lugar após derrotar o Brusque FC por 3 a 0. Já na categoria sub-16 (2007), após um empate por 1 a 1 no tempo normal, o Progresso FC conquistou o 1º lugar nos pênaltis, em cima da IVO 10 Brazil. O time da casa foi derrotado nas penalidades máximas pelo placar de 11 a 10.

A Copinha
As disputas iniciaram no dia 19, com a participação de cerca de 1.120 atletas de cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e de Córdoba, na Argentina. Foram 24 clubes, 57 equipes, 114 partidas e 362 gols marcados. 

Os jogos movimentaram as praças esportivas do SER Gaúcho (Teutônia), Campo do Esperança (Languiru), Lawi da Wink (Linha Wink), Atlético Gaúcho (Canabarro), Juventude da Frank (Linha Frank), Fluminense da Harmonia (Linha Harmonia), Ribeirense (Canabarro), Esporte Clube União (Linha Clara) e Esporte Clube da Linha Germano.

Os atletas receberam três refeições diárias; a praça de alimentação foi a Associação Pró-Desenvolvimento do bairro Languiru. As escolas municipais, a CEMEF Leonel de Moura Brizola, a Comunidade Evangélica Redentor, o CTG Rincão das Coxilhas e a EEEF Tancredo Neves acomodaram os plantéis.

A 16ª Copa Teutônia Cooperativa Languiru foi realizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria de Educação, com patrocínio da Cooperativa Languiru e organização do Planeta Bola Eventos Esportivos.

União, organização, acolhimento, respeito, visibilidade e sonhos
O prefeito Celso Aloísio Forneck destaca a relevância do campeonato e a receptividade das comunidades. “Acompanhando as partidas recebemos muitos relatos elogiando a hospitalidade e o acolhimento dos teutonienses. Ficamos muito felizes com a ótima impressão e a visibilidade que Teutônia teve, novamente, com este grande evento esportivo, já tradicional em nosso município. Uma competição desta envergadura, além de atrair centenas de atletas, mobiliza equipes técnicas, familiares e amigos. Nosso setor hoteleiro e nosso comércio foram muito movimentados nestes dias. Também é uma alegria muito grande perceber o quanto a Copinha contribui para o desenvolvimento esportivo e social entre as crianças e os adolescentes”, afirma.

16ª COPA TEUTÔNIA COOPERATIVA LANGUIRU DE FUTEBOL
CATEGORIA SUB-12 (2011):
– Campeão: AERC JUVENTUS VERDE (RS)
– Vice-campeão: EC SÃO JOSÉ (RS)
–  3º lugar: LABORATÓRIO DES. FUTEBOL (SC)
– 4º lugar: EC SÃO JOSÉ ‘A’ (RS)
– Artilheiro: Pedro Ricci e Pedro Basso (Juventus) 4 gols
– Melhor goleiro: Fernando Pereira (Juventus)
  
CATEGORIA SUB-13 (2010):
– Campeão: PROGRESSO FC (RS)
– Vice-campeão: EC NOVO HAMBURGO (RS)
–  3º lugar: AERC JUVENTUS VERMELHO (RS)
– 4º lugar: SANTOS DUMONT / BRUSQUE FC (SC)
– Artilheiro: Theo Salles Garcia (Progresso FC) 9 gols
– Melhor goleiro: Luan Silveira de Oliveira (Progresso FC)
  
CATEGORIA SUB-14 (2009):
– Campeão: EC SÃO JOSÉ (RS)
– Vice-campeão: PROGRESSO FC (RS)
–  3º lugar: REAL SUL FC (RS)
– 4º lugar: AC SULBRASIL (RS)
– Artilheiro: Gabriel Fernandes Fraga (São José) 5 gols
– Melhor goleiro: João Pedro Nunes Antunes (São José)
  
CATEGORIA SUB-15 (2008):
– Campeão: EC NOVO HAMBURGO (RS)
– Vice-campeão: BRUSQUE FC (SC)
–  3º lugar: EC CRUZEIRO (RS)
– 4º lugar: MG ACADEMY (RS)
– Artilheiro: Yago Eduardo Vargas (Novo Hamburgo) 9 gols
– Melhor goleiro: Thiago Sperb (Novo Hamburgo)

CATEGORIA SUB-16 (2007):
– Campeão: PROGRESSO FC (RS)
– Vice-campeão: IVO 10 BRAZIL (RS)
–  3º lugar: AC AVENIDA (RS)
– 4º lugar: EC CRUZEIRO (RS)
– Artilheiro: Juan Sopena Vasconcelos (Progresso FC) 6 gols
– Melhor goleiro: Diego Henrique Willsmann (IVO 10 Brazil)

Data de publicação: 24/01/2023

Créditos: AI/Divulgação

Créditos das Fotos: Paola Possenatto/Divulgação

Compartilhe!