Na primeira edição do projeto, que tem como objetivo promover cursos de qualificação, foram ofertados o Curso Fundamentos de Fabricação Seriada de Móveis e o Curso Básico de Soldagem TIG e MIG/MAG.

No sábado, dia 19, foram entregue os certificados de conclusão de curso aos profissionais do Projeto Capacita Teutônia, que consiste na oferta de cursos profissionalizantes aos munícipes cadastrados no CadÚnico, a fim de qualificar a mão de obra e contribuir com capacidade competitiva dos profissionais na procura por oportunidades de emprego e renda. A iniciativa e realização é da Administração Municipal de Teutônia, através das Secretarias de Assistência Social e Habitação e Indústria, Comércio e Turismo, com apoio da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia, SENAI e FIERGS.

O projeto visa qualificar a mão de obra, de acordo com a necessidade identificada no mercado de trabalho teutoniense, mediante levantamento recente realizado pela CIC Teutônia e SENAI, para que desta forma, aumentem as chances de empregabilidade aos profissionais que decidirem se qualificar.

Os cursos foram realizados em duas empresas teutonienses, Isainox e 3F1B Móveis Estratégicos, que se mostraram interessadas em participar do projeto e captar mão de obra qualificada para integrar o seu quadro de funcionários. Foram 18 alunos aprovados no total, 9 no Curso Fundamentos de Fabricação Seriada de Móveis e 9 no Curso Básico de Soldagem TIG e MIG/MAG.

O prefeito Celso Aloísio Forneck destacou a iniciativa e parabenizou os profissionais que aproveitaram a oportunidade. “Como professor, sempre acreditei que a educação é a principal ferramenta de transformação na vida das pessoas. Tenho certeza que a qualificação contribui muito para a mudança de realidade. É uma grande satisfação participar deste momento tão significativo e saber que muitas famílias poderão ser impactadas positivamente a partir de agora. Parabéns a todos que aproveitaram esta oportunidade e que esta qualificação possa fazer a diferença na vida de suas famílias”, destacou. O prefeito também agradeceu a todos os envolvidos na realização deste grande projeto.

A vice-prefeita Aline Röhrig Kohl também ressaltou a importância da educação como ferramenta de transformação. “Acreditamos que tudo começa pela educação. É nosso dever como gestores fazer com que as políticas públicas cheguem a todos. Por isso parcerias como esta são tão importantes, pois é através da união e do trabalho conjunto que alcançamos nossas metas e objetivos. A parceria com empresas, SENAI, CIC, inclusive, entre duas secretarias municipais para o desenvolvimento deste projeto, foram essenciais para que ele saísse do papel. Esta é mais uma proposta do nosso programa de governo que está sendo cumprida e entregue à comunidade”, ressalta. Aline também destacou a importância de contribuir com a emancipação das famílias, e este projeto é uma das ferramentas que vem de encontro a esta finalidade.

O representante do SENAI, Marcelo Schedler, enfatizou que a união de esforços foi fundamental para que o projeto se tornasse realidade “O Projeto Capacita Teutônia é um marco para a cidade, pois muito se falava sobre a necessidade de qualificar a mão de obra, e este ano, com o comprometimento e a união de esforços de todos os envolvidos, estamos formando 18 pessoas que terão a oportunidade de construir um presente e futuro mais digno para si e para as suas famílias.” Marcelo também agradeceu às empresas envolvidas, as quais foram fundamentais, oferecendo todo o suporte e conhecimento necessário aos recém-formados, e desta forma, contribuindo com a abertura de novos caminhos e oportunidades.

Data de publicação: 22/08/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Compartilhe!