Neste ano, cinco escolas do município participaram do projeto. O objetivo é desenvolver atividades educativas em ambientes escolares sobre o uso racional de medicamentos, bem como o seu descarte correto.

Após o sucesso da participação dos alunos na Campanha Farmácia Vai à Escola em 2021, mais escolas se entusiasmaram em fazer parte deste grande projeto. A Campanha Farmácia vai à Escola, promovida no município através do Programa Saúde na Escola e desenvolvida no Estado pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, visa desenvolver atividades educativas em ambientes escolares sobre o uso racional de medicamentos, bem como o seu descarte correto, contribuindo para a conscientização sobre o tema e formando multiplicadores.

Os encontros foram realizados com turmas da EMEF Professor Alfredo Schneider, EMEF Professor Guilherme Sommer, EMEF 24 de Maio, EMEF Dom Pedro I e com a Escola Estadual de Ensino Médio Gomes Freire de Andrade.

O trabalho é desenvolvido em parceria entre os educadores e as farmacêuticas da Atenção Básica, que planejaram juntos as ações desenvolvidas no ambiente escolar em conformidade com a idade do público atingido. Neste ano, turmas de Anos Finais e Ensino Médio foram o foco de conversas sobre o uso racional de medicamentos, descarte adequado, além dos perigos da automedicação.

A farmacêutica Juliana Andréa Dörr da UBS Teutônia e integrante do Programa Saúde na Escola vê a campanha como uma forma de trazer o profissional de saúde para a comunidade e promover a educação em saúde. “Trabalhar com o uso racional de medicamentos é acima de tudo prevenção, pois temos no Brasil altas taxas de internações hospitalares causadas por intoxicações por medicamentos. Este tipo de ação com os alunos reflete em adultos mais conscientes no futuro.” finaliza.

Data de publicação: 01/06/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Compartilhe!