Quase 36 mil livros foram lidos por 1.366 alunos do 1º ao 5º ano em apenas 3 meses. A plataforma digital contribui com a alfabetização e amplia o acesso e a diversidade literária, além de desenvolver a interpretação textual e a lógica nas atividades.

A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Educação, implantou no ano de 2021 a plataforma digital de leitura Elefante Letrado em todas as escolas municipais, do 1º ao 5º ano. No período de 1º de março à 11 de junho deste ano, 35.930 livros foram lidos por 1.366 alunos cadastrados na plataforma, o que resulta em uma média de 26 livros por aluno.

Na biblioteca do Elefante Letrado, os estudantes têm acesso a uma grande diversidade de livros, com diferentes temáticas, organizados em níveis de aa a Z, de acordo com a complexidade das obras. Todos os níveis anteriores ao nível no qual o aluno está ficam abertos. Os níveis posteriores ficam fechados, necessitando alcançar um percentual mínimo de leitura para avançar de nível.

A plataforma facilitou e ampliou o acesso aos livros, onde os alunos têm autonomia para avançar nos níveis de leitura, respeitando os ritmos individuais, e com a disponibilização de atividades que incentivam a construção da competência leitora, através da biblioteca virtual. A plataforma oferece interação por meio de jogos, quiz, áudios, atividades interpretativas, em diferentes níveis de aprendizagem.

O estudante acessa a plataforma digital através do computador, tablet ou smartphone no ambiente escolar ou em casa com a sua família, de forma que o estímulo dos pais neste processo é fundamental, a fim de que o aluno trabalhe o seu imaginário e amplie suas possibilidades de criação.
Através da plataforma é possível avaliar o desempenho escolar de forma individual e da turma, onde o professor pode acompanhar a quantidade de livros lidos, a média da turma, o tempo dedicado à leitura, as questões respondidas, assim como, os erros e acertos. Dessa forma o professor tem acesso a informações que facilitam a análise da turma, contribuindo com o processo de aprendizagem.

As professoras da EMEF Professor Alfredo Schneider, escola campeã em leitura pela plataforma até o momento, com 12.806 livros entre 1º de março e 11 de junho, pelos 215 alunos cadastrados, avaliaram positivamente a iniciativa da Secretaria de Educação.

A professora do 4º ano, Marilize Wessel Immich, destacou a importância da plataforma na alfabetização e processo de aprendizagem. “Com certeza o elefante letrado despertou ainda mais o interesse dos alunos pela leitura. É uma ótima ferramenta no processo de ensino, contribui de diversas formas para o aprendizado. Entre eles há uma competição saudável de quem alcança maior pontuação pela quantidade de livros lidos e atividades realizadas. É um incentivo muito grande ao estudo, pois as crianças podem ler na escola ou em casa, pelo computador ou celular”, relata.

A professora do 5º ano, Emiliana de Luna Graeff Bastos, destacou a diversidade e a facilidade de acesso a uma grande quantidade de livros. “A plataforma contribui muito para o interesse pela leitura, devido a diversidade das temáticas, abordagens diferenciadas, a possibilidade de todos os alunos terem acesso ao mesmo livro ao mesmo tempo, o que contribui com o processo de aprendizagem. Percebemos uma grande evolução nos alunos, principalmente no processo de alfabetização nos primeiros anos, como no interesse pela leitura e melhora na interpretação dos quartos e quintos anos”, explica.

Confira o relatório de leitura no período de 01 de março a 11 de junho de 2022:

EMEF

Turmas

Alunos cadastrados

Total de livros lidos por escola

Professor Alfredo Schneider

10 turmas do 1º ao 5º ano

215

12.806

Leopoldo Klepker

11 turmas do 1º ao 5º ano

261

6.479

Professor Teobaldo Closs

12 turmas do 1º ao 5º ano

274

5.059

Professor Guilherme Sommer

10 turmas do 1º ao 5º ano

232

4.099

24 de Maio

12 turmas do 1º ao 5º ano

226

2.405

Marechal Arthur da Costa e Silva

3 turmas do 1º ao 3º ano

4

139

São Jacó

5 turmas do 1º ao 5º ano

19

258

Guilherme Rotermund

5 turmas do 1º ao 5º ano

9

459

Getúlio Vargas

5 turmas do 1º ao 5º ano

21

159

Floriano Peixoto

5 turmas do 1º ao 5º ano

11

663

Andrade Neves

3 turmas do 1º ao 3º ano

14

987

Dom Pedro I

5 turmas do 1º ao 5º ano

27

1130

Bento Gonçalves

5 turmas do 1º ao 5º ano

53

1287



Data de publicação: 01/07/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Compartilhe!