Evento visa valorizar a cultura germânica e envolver as comunidades do interior do município, além das agroindústrias familiares e indústria cervejeira

Na noite de quinta-feira, dia 13, iniciou a nossa 1ª Teutoberfest. A abertura oficial contou com pronunciamentos de autoridades, realizadores e patrocinadores, seguida pela apresentação do Coral Municipal de Teutônia & Grupo de Danças Associação Artística-Cultural de Teutônia. O encerramento da primeira noite foi realizado pelos músicos da Orquestra de Teutônia. O conjunto mostrou um repertório exclusivo para o evento, totalmente germânico.

Na manhã de sexta-feira, dia 14, teve troca de informação e integração entre municípios no 6º Encontro Regional de Artesanato, organizado pela Associação dos Artesãos de Teutônia, EMATER/RS-Ascar e Prefeitura de Teutônia, com o apoio da Amturvales e Cooperativa Certel. O encontro contou com a participação de mais de 150 artesãos de 28 municípios do Vale do Taquari e outras regiões.

À tarde o Centro Cívico da prefeitura foi tomado por peças elaboradas por artesãos de 25 municípios da região. No turno também ocorreu o Baile da Melhor Idade com a banda Os Signos.

A festividade seguiu pela noite com o DJ Michael Maus da Alemanha. O artista veio da Europa e apresentou músicas germânicas em versões autorais. Na sequência, o Grupo de Danças Associação Artístico-Cultural de Teutônia exibiu coreografias típicas e interagiu, ao longo da noite, com o público. A segunda noite encerrou com a animação da Orquestra La Montanara.

Atrações para todas as famílias
O sábado de manhã, dia 15, teve Feira do Produtor Rural no Centro Cívico e show para as crianças no Pavilhão Multiuso. A Companhia Espicula realizou a primeira exibição do espetáculo Circolando Por Aí e atraiu o público infantil e adulto.

No início da tarde aconteceu a 1ª edição dos Jogos Germânicos de Teutônia, que mobilizou 5 equipes do município. A etapa classificou três finalistas em cada uma das 10 modalidades.

A comemoração do Dia das Crianças seguiu à tarde, com o segundo espetáculo da Companhia Espicula. Os brinquedos infláveis e a pintura artística produzida pelo grupo do Interact Club também fizeram parte da programação.

Na sequência os Amigos de Teutônia cantaram e tocaram canções alemãs. Em seguida a humorista Herta contou suas histórias e divertiu as famílias na Teutoberfest.

Às 18h foi a vez do Grupo do Centro Cultural Morgenstern, de Colinas, apresentar suas coreografias. O terceiro dia foi finalizado com o show da Banda Bier Fest.

Conhecidos os campeões dos Jogos Germânicos
Os campeões da 1ª edição dos Jogos Germânicos de Teutônia foram conhecidos no domingo de manhã, dia 16. A equipe CPC (Linha Catarina, Pontes Filho e Linha Clara) foi a campeã com 430 pontos. A vice-campeã foi a equipe Knal Pix, que somou 290 pontos. Com 200 pontos o 3º lugar ficou com a equipe Os Angolistas. A competição foi organizada pelo Grupo de Danças Associação Artístico-Cultural de Teutônia.

O início da tarde foi animado pela Família Reis e Banda. Após, se apresentaram os grupos de danças da Associação Artístico-Cultural de Teutônia e Frühlingstanzgruppe, de Tupandi.

As bandas Fritz 4 e Super Banda Santa Cruz encerraram o primeiro final de semana de Teutoberfest. A programação retorna nesta sexta-feira (21/10) e segue até o domingo (23/10) com o show nacional da dupla sertaneja Israel e Rodolffo.

Para o prefeito Celso Aloísio Forneck a festa integrou e gerou alegria. “Nosso agradecimento a todas as famílias e amigos que se fizeram presentes nesse primeiro final de semana. Nossas comunidades deram um show à parte com a ampla oferta de pratos típicos, tudo preparado com muito carinho e dedicação. Parabéns a todas as equipes que participaram e aproveitaram os nossos Jogos Germânicos. Foram momentos lindos e marcantes, pois relembraram muitos costumes da nossa cultura, além de integrar as comunidades e famílias teutonienses”, destacou.

A vice-prefeita Aline Röhrig Kohl ressaltou o envolvimento das comunidades no primeiro final de semana de festa, bem como a valorização da cultura germânica no município. "Esse é um evento que ficará na memória de todos nós. Foram dias repletos de alegria, integração e diversão para as nossas famílias, que puderam relembrar e aproveitar a nossa cultura, gastronomia e brincadeiras. Agradecemos a presença de todos que vieram prestigiar esse evento preparado para a nossa gente. Foi um evento construído em conjunto com nossas comunidades e entidades, a fim de valorizar o trabalho da nossa gente”, enfatizou.

Data de publicação: 17/10/2022

Créditos: AI/Divulgação

Créditos das Fotos: AI/Divulgação

Compartilhe!