O evento ocorrerá no dia 08 de março, às 08h30min, no Sínodo Vale do Taquari, localizado junto ao Centro Administrativo. No turno da manhã a conferência será realizada de forma conjunta com outros 9 municípios do Vale do Taquari.

A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Saúde, realizará a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental nesta terça-feira, dia 08, às 08h30, na sede do Sínodo Vale do Taquari, no Centro Administrativo.

A Conferência ocorrerá também de forma virtual, em conjunto com os municípios de Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Roca Sales, Santa Clara do Sul e Westfália, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde de Teutônia, com o objetivo de debater políticas públicas, avaliar e apresentar propostas, de forma regional, que contribuam para o aprimoramento dos serviços.

O evento é aberto para comunidade em geral participar, assim como, para os profissionais que atuam na de rede de apoio. O tema deste ano será “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, o qual será abordado pela palestrante Vera Pasini. O tema central será dividido em quatro eixos de discussão:
Eixo I – Cuidado em liberdade como garantia de Direito à cidadania;
Eixo II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
Eixo III – Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;
Eixo IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.

No turno da manhã a equipe de saúde mental de Teutônia acompanhará as palestras em formato virtual, em conjunto com os demais municípios, conforme a programação, e no turno da tarde os participantes serão divididos em grupos para discussão do tema central e dos eixos temáticos, que contarão com a participação de expositores, debatedores e coordenadores indicados pela Comissão de Organização, assim como, qualquer cidadão que possa participar. Após a conclusão dos debates, será redigido o relatório com as propostas aprovadas nos grupos de trabalho e as propostas e moções aprovadas na Plenária Final, devendo expressar os debates realizados na Etapa Regional.

As inscrições para Conferência Conjunta de Saúde Mental do Vale do Taquari podem ser realizadas até o dia 07 de março, através do link:
https://www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-5521

Data de publicação: 07/03/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Compartilhe!