Fila de espera por serviços estava acumulada desde 2017. Casos de carcinoma foram diagnosticados precocemente em função da oferta e agilidade deste serviço.

Uma fila de espera que aguardava por atendimentos desde o ano de 2017 começou a ser atendida no mês de outubro de 2021, a partir da contratação do médico clínico geral, com especialização em cirurgia plástica.

O profissional realiza pequenos procedimentos como retirada de tumor de pele e biópsias, assim como, de cistosebáceo e lipoma; drenagem de abscesso; curativos cirúrgicos; incisão ou sutura de pequenas lesões e ferimentos de pele; avaliações; cantoplastia (cirurgia de unha), entre outros pequenos procedimentos.

Após a implantação do serviço junto à atenção básica, 82 procedimentos já foram realizados em menos de cinco meses, incluindo o diagnóstico precoce de casos de carcinoma. O objetivo do serviço é agilizar a realização de pequenos procedimentos, melhorando a qualidade de vida da população, assim como, evitar o agravamento de doenças, através do diagnóstico precoce.

Fluxo de atendimento
Os pacientes devem consultar com médico clínico geral da unidade básica de saúde do seu bairro. Após avaliação, o médico responsável realiza o encaminhamento para o especialista, quando identificada a necessidade.

Os casos são avaliados pelo setor de regulação, da Secretaria de Saúde, que inclui o paciente na fila de espera, de acordo com a gravidade da situação, a partir do qual, são realizados os agendamentos.

Data de publicação: 23/03/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Compartilhe!