Os moradores da Vila Esperança, Linha Ribeiro e loteamentos próximos à localidade terão uma Estratégia de Atenção Primária (EAP)

A Administração Municipal de Teutônia, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurará no dia 12 de novembro, às 9h, uma nova Unidade Básica de Saúde, a Estratégia de Atenção Primária (EAP) Vila Esperança, no Bairro Canabarro. A nova estrutura integra o projeto de descentralização dos serviços de saúde pública, que visa oferecer mais serviços à população diretamente no território de abrangência, além de aproximar, ainda mais, os profissionais da comunidade atendida.

A proposta do novo serviço é remanejar e redistribuir a demanda do ESF 01 Raio de Luz, que estava atendendo acima da capacidade, com mais de 5 mil pessoas.

Uma equipe de ESF atende a população de uma determinada área territorial, que varia em torno de 2 mil a 3,5 mil pessoas, divididas em microáreas, onde atuam as respectivas agentes comunitárias de saúde, que representam um dos elos entre a unidade e a população.

Em virtude disso, percebeu-se a necessidade de reorganizar e estruturar o processo de trabalho da Atenção Básica para melhorar a integração e a resolutividade das demandas, que são avaliadas através da qualidade, eficácia, eficiência e segurança das ações, sendo que, isto tudo está atrelado à estrutura física no território vivo, ou seja, onde todo o atendimento acontece.

Esta reestruturação é outra demanda antiga da equipe de profissionais da saúde que agora está sendo resolvida, a fim de entregar um serviço de saúde pública ainda melhor à população teutoniense.

Data de publicação: 04/11/2022

Créditos: AI/Divulgação

Créditos das Fotos: Alana Gausmann Flores/Divulgação

Compartilhe!