A destinação correta do lixo não preserva somente o meio ambiente, mas também a saúde. Por isso, fique atento às datas e às formas de recolhimento do lixo.

Se necessário, contate a Secretaria de Agricultura, pelo telefone (51) 3762-7780, ou então as capatazias de Obras, pelos telefones 3762-7700 (Bairros Languiru, Centro Administrativo, Alesgut e Boa Vista), 3762-7032 (Bairro Canabarro) e 3762-6022 (Bairro Teutônia).

Lixo reciclável/seco (metal, plástico, papel, papelão, isopor e vidro)

quartas-feiras, nos bairros Canabarro e Centro Administrativo;
quintas-feiras, nos bairros Teutônia, Languiru, Alesgut e Boa Vista.
Importante: o vidro e demais objetos e materiais perfuro cortantes devem ser acondicionados em embalagens específicas e identificadas, como caixas, antes de serem colocadas para coleta.

Lixo orgânico/úmido (sobras de alimentos, cascas, erva-mate, restos de frutas e vegetais, papel higiênico, guardanapos e pó de café)

segundas e sextas-feiras, nos bairros Canabarro e Centro Administrativo
terças-feiras e sábados, nos bairros Teutônia, Languiru, Alesgut e Boa Vista.

Zona rural
Recolhimento do lixo ocorre a cada 15 dias, sempre nas quartas-feiras.

Como destinar o lixo

Óleo de cozinha: colete o óleo saturado, armazene em garrafas e entregue em pontos de coleta, como escolas e supermercados.

Pneus, latas de tinta, embalagens de óleo lubrificante: devem ser devolvidos aos pontos de venda, que encaminham ao destino correto (logística reversa).

Embalagens de agrotóxicos: armazenar e entregar tríplice-lavadas durante as campanhas de coleta.

Pilhas e baterias: entregar nos pontos de coleta, como escolas e supermercados (logística reversa).

Medicamentos, seringas e outros materiais hospitalares: entregar nas farmácias ou postos de saúde.

Resíduos de podas e jardinagem: comunique a capatazia do seu bairro e acondicione o material na calçada, sem prejudicar o trânsito de pedestres, no dia da coleta.

Móveis, eletrodomésticos e sucatas de ferro: observe os dias de recolhimento em cada bairro e deposite o material no dia da coleta. Nas terças-feiras, Bairro Canabarro e arredores; nas quartas-feiras, no Bairro Languiru e arredores; e nas sextas-feiras, no Bairro Teutônia e arredores. Estes materiais também podem ser entregues voluntariamente à Cootralto, na Rua Friedholdo Heilmann, 1933, no Bairro Teutônia.

Compartilhe!