<<< VOLTAR

Última atualização 26/10/2021
Como sabe-se, as vacinas contra a Covid-19 possuem prazo de validade determinado e prazo de utilização após abertura de frascos. Dessa forma, o Município de Teutônia elaborou um planejamento para minimizar as perdas e/ou não ter perdas de doses com a abertura um frasco.

A pratica da "xepa" ou expressão similar não ocorre nas salas e centros de vacinas do município, tendo em vista que as vacinas contra a Covid-19 são em parte agendadas de acordo com o número de doses por frasco para a população do grupo/idade disponível, sendo feito, também, o controle do número de doses/pacientes quando ocorre vacinação de livre demanda.

No centro de vacinação, nos finais dos turnos, é feito uma fila de espera para otimizar as doses, uma vez que não seja contemplado o número de doses do frasco da vacina que está sendo aplicada, os pacientes são agendados para o dia seguinte de funcionamento da sala de vacina ou centro de vacinação.

Nas Unidades Básicas de Saúde, caso perceba-se que irá sobrar doses de vacina, o que repete-se que não é a prática, a UBS contata pacientes da próxima faixa etária. Exemplo: 16/08/2021 faixa etária a ser vacinada 22+, caso exista uma dose de sobra no frasco liga-se para um paciente da faixa etária de 21+, (paciente procurado no sistema próprio do município).

Abaixo você encontra a nota técnica expedida pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, que dispõe sobre as orientações no caso de sobra de vacinas.

FAÇA O DOWNLOAD 👇

Compartilhe!