A vacinação contra Covid-19 para crianças de 05 a 11 anos segue as normas e condutas do novo protocolo de vacinação elaborado pelo Ministério da Saúde, pois as doses e o esquema de vacinação são diferentes do calendário adulto.


A aplicação da vacina contra a Covid-19 para crianças de 05 a 11 anos de idade foi aprovada pela Anvisa, sendo que a vacinação é recomendada pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19 (SECOVID) do Ministério da Saúde, de forma não obrigatória, para esta faixa etária, naqueles que não possuam contra indicações, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 (PNO) de acordo com a Nota Técnica Nº 2/2022 SECOVID/GAB/SECOVID/MS.

LOCAIS DE VACINAÇÃO
Em função do baixo quantitativo de doses recebidas no primeiro lote e para evitar perdas, a aplicação da vacina em crianças ocorrerá no Centro Avançado de Saúde (CAS) do bairro Canabarro, na sala onde funciona a farmácia do Estado, das 13h30 às 16h30, somente com agendamento prévio, através do número de telefone 51 99712 0635.

Na medida que a Secretaria de Saúde receber lotes maiores, a equipe ampliará os locais de vacinação para as demais unidades básicas de saúde, também com agendamento prévio. Os locais de vacinação, assim como, a faixa etária a receber o imunizante, serão divulgados da mesma forma que a vacinação dos adultos.

COMO VAI FUNCIONAR?

PRIMEIRA FASE: serão vacinadas as crianças com idade de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades (comprovadas por exames e laudos médicos já existentes, não havendo a necessidade de apresentar laudo recente);

SEGUNDA FASE: serão vacinadas as crianças com idade de 05 a 11 sem comorbidades, de forma escalonada, por idade decrescente, conforme a disponibilidade de doses.

COMORBIDADES
Serão vacinadas, inicialmente, crianças que apresentam as seguintes comorbidades: asma, doença neurológica, obesidade, imunodeficiência, doença cardiovascular (cardiopatias), pneumopatias, neoplasias, doenças hematológicas, Diabetes Mellitus, Síndrome de Down, doença renal crônica, doença hepática.

O avanço entre a primeira e segunda fase, assim como, da faixa etária, dependerá da quantidade de doses do imunizante recebidas em cada lote, através da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde/Secretaria Estadual de Saúde.

O QUE É PRECISO LEVAR PARA RECEBER A VACINA?
Os pais ou responsáveis precisam apresentar:
- Carteira de vacinas da criança (não será aplicada a vacina em crianças sem a carteira de vacinação);
- Cartão SUS;
- CPF/Identidade (se a criança tiver);
- Comprovante de residência;
- Se a criança for acompanhada de um cuidador, ou outro familiar ou responsável, para vacinação, este deve apresentar o Termo de Autorização assinado pelos pais ou responsáveis legais pela criança, cujo modelo padrão está disponível no final deste texto (para impressão) ou nas unidade básica de saúde (para retirada);

Para vacinação de crianças com comorbidades é necessário apresentar a cópia de laudo, exame médico, receita ou documento que comprove a comorbidade referida. Não é necessário realizar consulta médica para obter receita/laudo atualizado. Neste caso, será necessário apresentar um Termo de Autodeclaração assinado pelos pais ou responsáveis legais pela criança, também disponível no final deste texto (para impressão) ou nas unidade básica de saúde (para retirada);

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A VACINA
1. A vacina da Pfizer para crianças de 05 a 11 anos tem uma dose de concentração menor do que a do adulto. A vacina Pfizer Adolescente/Adulto possui 30 microgramas de excipiente vacinal na dose de 0,3 ml (frasco tampa roxa de 06 doses), enquanto que a vacina Pfizer Crianças de 05 a 11 anos possui 10 microgramas de excipiente vacinal na dose de 0,2 ml (frasco tampa laranja de 10 doses)
2. A vacina Covid-19 não será administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, por precaução, sendo recomendado um intervalo de 15 dias entre a administração da vacina contra o Covid-19 e outra vacina do calendário básico.
3. O intervalo entre a primeira dose e a segunda dose da vacina contra a Covid-19 é, atualmente, de 08 semanas para crianças de 05 a 11 anos.
4. As crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose, encerram o esquema (D1 + D2) com a dose pediátrica da vacina Comirnaty (Pfizer/Wyeth).


TERMOS DE AUTORIZAÇÃO E AUTODECLARAÇÃO 👇

Compartilhe!