RSS Teutônia - RS Notícias de Teutônia/RS Fri, 09 Dec 2022 20:26:32 -0300 Fri, 09 Dec 2022 20:26:32 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://teutonia.rs.gov.br/rss Jovens teutonienses recebem destaque da Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul Fri, 09 Dec 2022 17:46:09 -0300 https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2728/?jovens-teutonienses-recebem-destaque-da-federacao-de-atletismo-do-rio-grande-do-sul.html https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2728/?jovens-teutonienses-recebem-destaque-da-federacao-de-atletismo-do-rio-grande-do-sul.html Nesta quinta-feira, dia 09, onze jovens teutonienses receberam destaque da Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul (FAERGS). No Sub 12, Caio Augusto Konrath e Pietro Schwarz Guimarães; no Sub 14, Valentina Barth e Dafny Staggemeier; no Sub 16, Gustavo Schneider Rothmund e Miguel Janke Silva da Rosa; no Sub 18, Pedro Henrique Schaefer Hofler e Gustavo Lindemann, no Sub 20, Felipe Andrei Muller e Pedro Dutra, e o destaque nacional, foi para Oberdan Brune e Matheus Bloemker Carvalho.

O professor Laudenor Brune, do Colégio Teutônia, recebeu o título de Emérito, pelos relevantes serviços prestados à causa do Atletismo Gaúcho. O ex-secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Luias Henrique Wermann, o título de Amigo da Federação, em função do incentivo que a Administração Municipal Teutônia destina ao projeto social de atletismo desenvolvido em parceira com o Colégio Teutônia.

A Administração Municipal parabeniza os atletas pela conquista e reforça a importância do investimento na modalidade, a fim de contribuir com a diversificação esportiva.

]]>
Conselho de Educação de Teutônia celebrará seus 25 anos em Sessão Solene Fri, 09 Dec 2022 16:42:31 -0300 https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2727/?conselho-de-educacao-de-teutonia-celebrara-seus-25-anos-em-sessao-solene.html https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2727/?conselho-de-educacao-de-teutonia-celebrara-seus-25-anos-em-sessao-solene.html
O CME foi criado pela Lei nº1. 278 de 15 de dezembro de 1997 e teve seu último Regimento Interno homologado no dia 20 de junho de 2016. É um órgão consultivo, normativo, fiscalizador e deliberativo do Sistema Municipal de Ensino. Por meio de fóruns e plenárias, a instituição leva à sociedade conhecimento e questionamentos a respeito da Educação Municipal e políticas educacionais.]]>
Teutônia amplia instalação de lâmpadas de LED Fri, 09 Dec 2022 07:52:02 -0300 https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2725/?teutonia-amplia-instalacao-de-lampadas-de-led.html https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2725/?teutonia-amplia-instalacao-de-lampadas-de-led.html
O serviço proporciona mais eficiência energética, durabilidade, economia, segurança à população e beleza ao município. Paralela à substituição das luminárias antigas pelas novas, a equipe do departamento de iluminação pública também realiza o conserto e as trocas de lâmpadas convencionais em todo o município. Em virtude da demanda diária e do investimento necessário, a instalação das LED ocorre de forma gradual.]]>
Finais de voleibol e de futsal encerram os Jogos Escolares Intermunicipais Wed, 07 Dec 2022 16:52:36 -0300 https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2724/?finais-de-voleibol-e-de-futsal-encerram-os-jogos-escolares-intermunicipais.html https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2724/?finais-de-voleibol-e-de-futsal-encerram-os-jogos-escolares-intermunicipais.html
A realização foi dos municípios de Poço das Antas, Teutônia e Westfália. A organização foi da Pivi Arbitragem e o patrocínio foi da Cooperativa Sicredi Ouro Branco.

A competição iniciou em setembro. Teutônia sediou os jogos de futsal, Poço das Antas os jogos de voleibol e Westfália a competição de atletismo. As finais do voleibol e do futsal aconteceram em Teutônia.

Confira os vencedores de cada categoria:

Vôlei infantil masculino
1º: Dom Pedro I
2º: Leopoldo Klepker
3º: Guilherme Sommer

Vôlei mirim masculino
1º: Leopoldo Klepker
2º: Alfredo Schneider
3º: Poço das Antas

Vôlei infantil feminino
1º: Gomes Freire
2º: Leopoldo Klepker
3º: Emef Vila Schmidt

Vôlei mirim feminino
1º: Gomes Freire
2º: Leopoldo Klepker
3º: Colégio Teutônia

Futsal infantil masculino
1º: 24 de Maio
2º: Alfredo Schneider
3º: Leopoldo Klepker

Futsal mirim masculino
1º: Alfredo Schneider
2º: Emef Vila Schmidt
3º: Gomes Freire

Futsal infantil feminino
1º: Leopoldo Klepker
2º: Guilherme Sommer
3º: 24 de Maio

Futsal mirim feminino
1º: Teobaldo Closs
2º: Coteu
3º: Emef Vila Schmidt]]>
Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente abordou a situação dos direitos humanos Wed, 07 Dec 2022 08:34:31 -0300 https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2723/?conferencia-municipal-dos-direitos-da-crianca-e-adolescente-abordou-a-situacao-dos-direitos-humanos.html https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2723/?conferencia-municipal-dos-direitos-da-crianca-e-adolescente-abordou-a-situacao-dos-direitos-humanos.html
A iniciativa foi do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). A Prefeitura de Teutônia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, apoiou a realização.

O encontro proporcionou diálogo sobre avaliação das políticas e ações de promoção, defesa e controle social dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Nessa edição foram explorados cinco eixos temáticos.

A programação contou com a palestra de Sérgio da Fonseca Diefenbach, promotor da Infância e Juventude, Meio Ambiente e Consumidor, Ordem Urbanística e Saúde Pública de Lajeado. Diefenbach também é facilitador de Círculo de Construção de Paz e Justiça Restaurativa pela Escola Superior da Magistratura do RS e pelo Center for Justice & Peacebuilding. Ainda, é professor da Univates.

O Centro Municipal de Ensino Fundamental (CEMEF) Leonel de Moura Brizola foi o responsável pela programação artística. Se apresentaram o Grupo de Danças e Ritmos, o Grupo de Flautas e o Grupo de Canto. As coordenações foram dos professores Sônia Gomes e Valdecir de Moura, respectivamente.

Conheça os cinco eixos temáticos e as suas respectivas propostas municipais e estaduais:

Eixo temático 1 – Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia.

Propostas municipais: ampliação dos serviços de saúde mental voltados ao público infantojuvenil; aplicação dos serviços que atendem os cuidadores dessas crianças; aplicação dos profissionais para o Semear; aumento de estratégias para que as famílias tenham mais acesso as tecnologias; capacitar as equipes dos diversos setores para melhorar a escuta e orientação das famílias, principalmente as que passam por perdas ou que estão em situações de vulnerabilidade socioeconômica; ampliação de espaços de escutas dentro das escolas para profissionais e alunos; ações de promoção de saúde mental nas escolas; inclusão de psicólogas e assistentes sociais na escola para acompanhamento dos alunos e garantia de acesso e permanência deles nas escolas; investimentos para garantir acesso as tecnologias dentro das escolas; ampliação de profissionais que atendam a saúde mental dentro das UBS; e a criação de espaço de turno inverno para adolescentes de 12 a 16 anos, possibilitando espaços de convivência e oficinas de informática, inglês etc..

Propostas estaduais: ampliação e incentivo aos serviços de saúde mental voltados ao público infantojuvenil.

Eixo temático 2 – Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19.

Propostas municipais: contratação de psicólogos e assistentes sociais para cada escola municipal de Teutônia, visando a promoção da saúde mental dos estudantes, seus familiares e profissionais que atuam nas escolas.

Propostas estaduais: criar uma escola que atue nos contraturnos, um espaço educacional diverso com esporte, cultura e lazer para crianças e adolescentes a partir de 12 anos.

Eixo temático 3 – Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos durante e pós-pandemia.

Propostas municipais: conselhos adentrarem nas escolas e falar com os estudantes sobre o seu trabalho e importância; incluir representação de crianças e adolescentes nos diversos conselhos; encontros onde as crianças e adolescentes podem ser ouvidos; instituir lei municipal que rege a participação de crianças e adolescentes; encontro de líderes de escolas de todas as redes; escuta protegida; círculos de conversa; participação ativa da criança e adolescente nas decisões (poder judicial deve ouvir a opinião da criança/adolescente); assembleias escolares; círculos de construção de paz; encontro de líderes; rodas de conversa sobre profissionalização e inserção no mercado de trabalho; incentivo a participação ativa do aluno em sala de aula; professores receber formação para saber ouvir os alunos; e garantir equipe de apoio em cada escola com profissionais capacitados.

Eixo temático 4 – Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico.

Propostas municipais: projetos e leis em andamento deixaram de ser votados e aprovados por motivos de fechamento de instituições; orientações das atividades enviadas via WhatsApp; faltou integração com as famílias e contato com as crianças; mais visitas ao PIM; falta de denúncias no conselho; e agilidade nos atendimentos, fonoaudióloga, psicóloga, neurologista, além dos serviços mais profissionais.

Propostas estaduais: projetos deixaram de ser votados por causa da pandemia; falta de representação dos direitos da criança e adolescente na Câmara; mais informação em relação a pandemia; e disponibilizar mais profissionais nos programas e escolas para atender a demanda de criança e adolescente.

Eixo temático 5 – Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia da Covid-19.

Propostas municipais: que a Assistência Social tenha um profissional referência para auxiliar na elaboração dos projetos, uma vez que há recursos, mas muitas instituições não sabem fazer projetos; que tenha um local de transparência no site da Prefeitura com os recursos do Fundo e das ações do conselho, uma vez que, no período pandêmico, a instituição pouco atuou; interação com outros conselhos; fortalecimento do COMDICA com efetivo cumprimento do regimento interno; acompanhamento in loco das ações para projetos que foram contemplados pelo recurso; e pesquisar junto às instituições, ouvindo as crianças e adolescentes, qual a demanda de suas necessidades.

Propostas estaduais: que tenha o efetivo repasse do Estado para o Fundo, com percentual garantido; suporte financeiro e técnico para as prefeituras; e fomentar a capacitação de recursos para programas voltados aos adolescentes.]]>
13ª edição do projeto Sábado do Bem será neste sábado Tue, 06 Dec 2022 07:36:22 -0300 https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2722/?13a-edicao-do-projeto-sabado-do-bem-sera-neste-sabado.html https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2722/?13a-edicao-do-projeto-sabado-do-bem-sera-neste-sabado.html
Nesta edição serão ofertados os serviços de confecção de RG e atualização do cartão do SUS. Para a confecção de RG é necessário agendar pelo telefone (51) 3762-7700. Estes serviços acontecerão no Centro Administrativo Municipal.

O CREAS também estará aberto e atenderá famílias que estão em acompanhamento no Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). Para este serviço é necessário agendar pelo telefone (51) 3762-8377.

Em paralelo, no Bairro Canabarro acontecerá um mutirão de limpeza nos trilhos do trem. A atividade terá início às 7h30. Toda a comunidade está convidada a colaborar.

O Sábado do Bem tem o objetivo de facilitar o acesso a serviços essenciais em horário não comercial. Ainda, promove ações de conscientização.]]>
Etapa de Atletismo dos Jogos Escolares Intermunicipais encerrou em Westfália Fri, 02 Dec 2022 16:45:56 -0300 https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2721/?etapa-de-atletismo-dos-jogos-escolares-intermunicipais-encerrou-em-westfalia.html https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2721/?etapa-de-atletismo-dos-jogos-escolares-intermunicipais-encerrou-em-westfalia.html
Teutônia sediou os jogos de futsal, Poço das Antas os jogos de voleibol, e Westfália a competição de Atletismo, realizados nesta quinta-feira, dia 01 de dezembro, no Parque Municipal de Eventos.

O projeto dos Jogos Escolares Municipais foi criado com o objetivo de oportunizar a integração entre os participantes dos três municípios, desenvolver a socialização e incentivar a prática esportiva.
As finais das modalidades de futsal e voleibol serão realizadas na terça-feira, dia 06 de dezembro, a partir das 8h30, na Associação dos Funcionários da Languiru (Mimi).

Atletismo
Os Jogos Escolares Intermunicipais na modalidade de Atletismo englobaram as categorias Mirim, com provas de 50, 150, e 600 metros, salto em altura, salto em distância, pelota e revezamento 4x50; e Infantil, nas provas de 75, 250 e 800 metros, salto em altura, salto em distância, arremesso de peso e revezamento 4x75.

A competição teve início na manhã do dia 29 de outubro. Mas, devido às condições climáticas daquele dia fez com que a organização dos três municípios transferisse o restante da competição para esta quinta-feira, dia 1º de dezembro.]]>
Rock Solidário acontece no dia 17 de dezembro em Teutônia Fri, 02 Dec 2022 11:12:21 -0300 https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2720/?rock-solidario-acontece-no-dia-17-de-dezembro-em-teutonia.html https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2720/?rock-solidario-acontece-no-dia-17-de-dezembro-em-teutonia.html
Conforme um dos organizadores Ronaldo de Borba Duarte, o Dojão, a expectativa é de grande público e quantia de donativos. “As bandas se apresentam de forma colaborativa. Nossa intenção é arrecadar brinquedos e fazer o Natal de muitas crianças mais feliz. Participe e, se puder, colabore”, destaca.

Programação
15h – Josué Acústico
16h – Território Neutro
17h – Nênia
18h – 2Thousand
19h – Busto de Palas
21h – Trilha da Mata + Kelly Carvalho]]>
Votação popular define o mascote da Educação Fiscal de Teutônia Fri, 02 Dec 2022 09:44:19 -0300 https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2719/?votacao-popular-define-o-mascote-da-educacao-fiscal-de-teutonia.html https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2719/?votacao-popular-define-o-mascote-da-educacao-fiscal-de-teutonia.html
Érika competiu com a aluna Valkiria Ferrazzo Traichel, do Colégio Teutônia. As professoras responsáveis pela inscrição e pelo acompanhamento das estudantes são Macles Regina Alves de Moura e Sabrina Caumo, respectivamente.

Por chegarem na etapa final, Érika e Valkiria foram premiadas com um videogame Playstation 2, doado pela Receita Estadual do Rio Grande do Sul. O mascote escolhido será utilizado em publicações e ações promovidas pelo Grupo Municipal de Educação Fiscal.

Conforme a coordenadora do Grupo, Joice Cristina Knebel Buneker, o propósito da ação foi atingido. Ela destaca o expressivo número de estudantes e a qualidade das criações. “Nove escolas aderiram ao concurso. Foram 645 alunos envolvidos, divididos em 31 turmas. O objetivo foi fomentar estudos sobre educação e cidadania fiscal, estimular e valorizar a criatividade, a originalidade, o talento e a autonomia dos estudantes e ampliar a identidade visual do Grupo Municipal de Educação Fiscal. Conquistamos todas as metas. Parabéns aos alunos, aos professores e as escolas”, ressalta.]]>
Teutônia divulga programação do Calendário de Natal Fri, 02 Dec 2022 09:18:37 -0300 https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2718/?teutonia-divulga-programacao-do-calendario-de-natal.html https://teutonia.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2718/?teutonia-divulga-programacao-do-calendario-de-natal.html Neste ano, o município organizou novamente o calendário, que terá programações entre os dias 04 e 23 de dezembro, promovidas pelas comunidades, órgãos governamentais, empresas e prefeitura.

Parada Natalina
A 2ª Parada Natalina: Natal que Canta e Encanta contará com a participação das escolas e entidades culturais do município, as quais realizarão um desfile temático no dia 18 de dezembro, às 19h30, na Avenida 1 Oeste, no bairro Centro Administrativo, que encerrará com atrações culturais no Lago ao lado da Pista de Skate. Este evento é realizado pela Administração Municipal de Teutônia, com patrocínio master da Cooperativa Languiru e Cooperativa Sicredi Ouro Branco, patrocínio Ouro da Cooperativa Certel e patrocínio Bronze do Colégio Teutônia.

Programações Natalinas de Teutônia
04/12 – Domingo: Papai Noel na Prefeitura
Local: Centro Administrativo – Casa do Papai Noel
17h00 – Recepção de crianças para entrega de cartinhas ao Papai Noel e seus ajudantes na Casa do Papai Noel.
ENTRADA GRATUITA

09/12 – Sexta-feira: Natal no Pátio – Sicredi
Local: Pátio da Cooperativa Sicredi – Bairro Languiru.
19h00 – Brinquedos Infláveis
– Apresentações Circenses
– Banda Acústico Mescla
– Food Truck’s
– Feira de Artesanato da APAE e das Cooperativas Escolares
– Chegada do Papai Noel
ENTRADA GRATUITA

11/12 – Domingo: Papai Noel na Prefeitura
Local: Centro Administrativo – Casa do Papai Noel
17h00 – Recepção de crianças para entrega de cartinhas ao Papai Noel e seus ajudantes na Casa do Papai Noel.
ENTRADA GRATUITA

11/12 – Domingo: Sarau Natalino
Local: Centro Administrativo – Centro Cívico
18h00 – Grupo Dança e Ritmos
18h30 – Ricardo Biglu e Banda
19h00 – Orquestra Instrumental da Cooperativa Languiru
19h30 – Pinheirinho de Belém de Taquari – Lar São José
20h00 – Grupos de Danças Amizade – Teutônia
ENTRADA GRATUITA

13/12 – Terça-feira: Caminhão Iluminado – Bombeiros Voluntários de Teutônia
Local: Bairro Boa Vista, Linha Cuba e Bairro Teutônia
18h30 – Saída da caravana de veículos iluminados da sede dos Bombeiros.

14/12 – Quarta-feira: Caminhão Iluminado – Bombeiros Voluntários de Teutônia
Local: Bairro Languiru, Bairro Alesgut e Bairro Centro Administrativo
18h30 – Saída da caravana de veículos iluminados da sede dos Bombeiros.

15/12 – Quinta-feira: Caminhão Iluminado – Bombeiros Voluntários de Teutônia
Local: Vila KS, Vila Arco-íris e Vila Esperança
18h30 – Saída da caravana de veículos iluminados da sede dos Bombeiros.

16/12 – Sexta-feira: Caminhão Iluminado – Bombeiros Voluntários de Teutônia
Local: Bairro Canabarro, Posses e Loteamento 8
18h30 – Saída da caravana de veículos iluminados da sede dos Bombeiros.

17/12 – Sábado: Papai Noel na Prefeitura
Local: Centro Administrativo – Casa do Papai Noel
17h00 – Recepção de crianças para entrega de cartinhas ao Papai Noel e seus ajudantes na Casa do Papai Noel.
ENTRADA GRATUITA

17/12 – Sábado: Rock Solidário – Banda Trilha da Mata & Banda Nênia
Local: Parque Poliesportivo – Bairro Canabarro
15h00 – Josué Acústico
16h00 – Território Neutro
17h00 – Nênia
18h00 – 2Thousand
19h00 – Busto de Palas
20h00 – Trilha da Mata + Kelly Carvalho
– Brinquedos infláveis no local.
ENTRADA GRATUITA

17/12 – Sábado: Caminhada das Lanternas
Saída: Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Bairro Canabarro
Chegada: Praça da Comunidade Redentor – Bairro Canabarro
20h00 – Início do passeio de lanternas natalinas.
– Programação natalina na Praça Evangélica
ENTRADA GRATUITA

18/12 – Domingo: 2ª Parada Natalina – Sagrada Família
Local: Avenida Um Oeste – Lago de Entrada
19h30 – Desfile temático de Natal das escolas e entidades culturais do município.
– Sorteio final Temporada de Prêmios da Cooperativa Languiru
– Apresentações culturais e chegada do Papai Noel no Laguinho.
ENTRADA GRATUITA

20/12 – Terça-feira: Natal na Praça – Sicredi
Local: Praça da Comunidade Redentor – Bairro Canabarro
Programação em breve.
ENTRADA GRATUITA

23/12 – Sexta: Natal Iluminado – Engenho Quatro Ventos
Local: Linha São Jacó – Engenho Quatro Ventos
17h00 – Passeio de Lanternas
– Viajem de trator iluminado
– Presépio com animais do sítio
– Coral, música natalina e danças típicas alemãs
– Decoração e ambientes temáticos
– Feira natalina com artesanato
– Hambúrguer Natalino
– Pintura facial temática de Natal
– Brinquedos
– Visita a casa do Papai Noel
COUVERT ARTÍSTICO

23/12 – Sexta-feira: 2ª Edição Natal das Crianças – Brigada Militar
Entrega dos Presentes: Sede da Brigada Militar de Teutônia até 22.12
Entrega: Nos bairros de Teutônia

23/12 – Sexta-feira: Papai Noel na Prefeitura
Local: Centro Administrativo – Casa do Papai Noel
17h00 – Recepção de crianças para entrega de cartinhas ao Papai Noel e seus ajudantes na Casa do Papai Noel.
ENTRADA GRATUITA

*As datas e programações podem sofrer alteração sem aviso prévio.]]>