Ir paa conteúdo

Teutônia, 28 de janeiro de 2023

Brasão da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Teutônia
  • Ouvidoria

  • Portal da Transparência

  • Atendimento ao Cidadão

  • Portal do Servidor

  • Nota Fiscal Eletrônica

°C - °C

início menu
  • Início
  • O Município
      • Apresentação
      • História do Município
      • Símbolos do Município
      • Galeria de Prefeitos
      • Servidores
      • Projetos

      Atrações Turísticas

      • Pontos Turísticos
      • Bares e Restaurantes
      • Hoteis

      Serviços

      • Serviços ao Cidadão
      • Serviços ao Empreendedor
      Brasão da prefeitura

      (51) 3762-7700

      Horários de Atendimento:
      Segunda à Sexta:
      07h30 às 11h30 | 13h00 às 17h00

  • Departamentos
      • Estrutura Organizacional
      • Gabinete do Prefeito

      Secretarias

      • Administração
      • Agricultura e Meio Ambiente
      • Assistência Social e Habitação
      • Educação
      • Fazenda
      • Indústria, Comércio e Turismo
      • Juventude, Cultura, Esporte e Lazer
      • Obras, Viação e Transportes
      • Planejamento e Mobilidade Urbana
      • Procurador Geral
      • Saúde

      Conselhos e Comitês

      • Conselho Municipal de Educação
      • Departamento do Bem-estar Animal
      • LGPD - Solicitação Titular de Dados
  • Informativos
      • Notícias
      • Eventos
      • Enquetes anteriores
      • Links Úteis

      Multimídia

      • Galeria de Fotos
      • Galeria de Vídeos
      • Áudios
      • Documentos
      Brasão da prefeitura

      (51) 3762-7700

      Horários de Atendimento:
      Segunda à Sexta:
      07h30 às 11h30 | 13h00 às 17h00

  • Utilidades
    • Abastecimento de Água
    • Estacionamento Rotativo
    • Itinerário Transporte Escolar
    • Recolhimento de Lixo
    • Serviço de Táxi em Teutônia
    • Vagas no SINE
  • Publicações Oficiais
    • Concursos

      • Concurso
      • Convocação
      • Editais de Seleção
      • Processo Seletivo
      • Diário Oficial
      • Contratos
      • Convênios
      • Parcerias
      Brasão da prefeitura

      (51) 3762-7700

      Horários de Atendimento:
      Segunda à Sexta:
      07h30 às 11h30 | 13h00 às 17h00

  • Transparência
    • Acesso à Informação
    • Carta de Serviços
    • Contas Públicas
    • Perguntas Frequentes
    • e-SIC - Pedido de informações
    • Auxílio Cultural
    • Lei Aldir Blanc
    • Lista de Medicamentos
    • Acessibilidade
  • Contatos
    • Telefones e Endereços
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
  • COVID-19
    • Boletim Coronavírus
    • Vacinação em Crianças (5 a 11 anos)
    • Denúncia "Fura-Fila" na Vacinação
    • Endereços e Telefones Úteis
    • Grupos Prioritários e Quantitativos
    • Planos de Ação
    • Segurança e Eficácia das Vacinas
    • Sobras de Vacinas "Xepa"
    • Transparência Covid-19
  • Início
  • O Município
  • Atrações Turísticas
  • Centro Administrativo

Centro Administrativo

início conteúdo
Centro Administrativo de Teutônia. Foto: Léo Wiebusch

Centro Administrativo de Teutônia. Foto: Léo Wiebusch

imagem galeria
Relógio de Flores. Foto: Édson Luís Schaeffer

Relógio de Flores. Foto: Édson Luís Schaeffer

Museu Henrique Üebel. Foto: Leo Wiebusch

Museu Henrique Üebel. Foto: Leo Wiebusch

Lago tem o formato do antigo mapa de Teutônia. Foto: Leo Wiebusch

Lago tem o formato do antigo mapa de Teutônia. Foto: Leo Wiebusch

Réplica do Sapato de Pau. Foto: Édson Luís Schaeffer

Réplica do Sapato de Pau. Foto: Édson Luís Schaeffer

Sede da Administração Municipal, é o cartão postal da cidade de Teutônia. Construído em 64 módulos, área de 5.800m², com estilo arquitetônico que retrata o enxaimel, perpetuando a gratidão do povo teutoniense aos seus antepassados.

Nos seus quadrantes encontram-se o Museu Henrique Uebel, o Relógio das Flores, a Praça das Tradições e o Lago no formato do mapa do município. A seguir, saiba mais sobre os elementos que integram os quadrantes.

Quadrante do Relógio de Flores

RELÓGIO DE FLORES: O Relógio de Flores simboliza a pontualidade germânica e, as flores, a cultura alemã, que tem como hábito cultivar belos jardins. O ex-prefeito Elton Klepker, quando visitou a cidade de Curitiba, ficou encantado com o relógio de flores da cidade. Ao retornar a Teutônia, trouxe consigo a ideia de implantar modelo semelhante. Foi então feito todo um trabalho como a perfuração de um buraco de quatro a cinco metros de profundidade, todo revestido com pedra gless, cimento e alvenaria onde funciona o “coração”, a máquina do relógio. A manutenção era feita pelo senhor Soni Gräbin e o relógio instalado pela empresa Relógios Bruno Schwertner, que fundou em Estrela a fábrica de relógios de torres de igrejas. A manutenção precisa ser feita regularmente e uma fato curioso sobre a manutenção é que existe uma lâmpada que liga e desliga em um determinado tempo, para tirar a umidade da local.

Quadrante do Museu

MUSEU: Criado em 06 de maio de 1993 (conforme Lei Municipal nº 731) e inaugurado no dia 21 de maio do mesmo ano, o Museu Henrique Üebel é um dos cartões postais de Teutônia. Conta com um rico acervo de móveis e objetos antigos, inclusive muitos itens que remetem à época de colonização do município, que foram doados por teutonienses. Mas a maior atração se dá por conta da engenhosa estrutura musical, onde encontramos sete instrumentos musicais em um só e que pertenceu a Henrique Üebel, que dá nome ao museu. O Homem Orquestra, como era conhecido Henrique Üebel, usava sua engenhoca para tocar vários instrumentos de uma só vez. Essa façanha proporcionava aos ouvintes uma apresentação digna de orquestra. O museu recebe anualmente milhares de visitantes, oriundos de diversas cidades do Estado, do Brasil e até mesmo de outros países. Saiba mais em http://www.teutonia.rs.gov.br/turismo/visualizar/id/1001/?museu-henrique-uebel.html

Quadrante do Lago

LAGO: O seu formato representa o mapa do Teutônia, antes da emancipação do município-filho, Westfália. No seu interior, a representação da força econômica na época da colonização, com a representação do casal de colonizadores, que povoaram a antiga Colônia Teutônia, e o monjolo, importante ferramenta utilizada pelos imigrantes e seus descendentes.
CASAL COLONIZADORES: Remete às origens do município. A mulher usa um avental contendo semente de Vica, que eram semeados no lugar onde eram arrancados os pés de milho e, neste buraco aberto, era colocado a semente. O homem está com a máquina saraquá, que significa cavadeira de madeira, ela servia para abrir as covas onde o milho era plantado. Na outra mão, a enxada que fazia todo o serviço até aparecer a saraquá.
MONJOLO: É uma máquina rústica movida à água e utilizada para a moagem de grãos. Instalada no lago, o monjolo substituiu o serviço braçal que antes utilizava um pilão manual para descascar os grãos. Com o efeito gangorra, a água impulsiona a ferramenta fazendo-a ter movimento. Em uma extremidade, uma concha é enchida com a água, fazendo a outra parte, equipada com uma estaca, se levante. Ao esvaziar a cuba, o movimento se inverte. Com esse movimento, os grãos vão sendo socados e moídos dentro de um pilão. Diversos alimentos, como o fubá e a farinha de milho, eram produzidos por meio do esmagamento nos monjolos.

Quadrante da Praça das Tradições

SAPATO DE PAU: O “Sapato de Pau” é uma herança deixada pelos imigrantes alemães que vieram da região da Westfália, na Alemanha. A Westfália era uma região muito fria e úmida. Por isso, os habitantes no passado protegiam seus pés usando Sapato de Pau. Quando estes alemães migraram para Teutônia, trouxeram consigo o hábito de confeccionar e usar este calçado. Em Teutônia, o Sapato de Pau foi por muitos anos fabricado pelo senhor Arno Muller e tornou-se um símbolo da cultura e da tradição germânica. No Centro Administrativo, o Sapato de Pau (em concreto) foi o primeiro símbolo a ser construído e, até hoje, as administrações que passam pela Prefeitura têm como tradição presentear os visitantes com miniaturas do Sapato de Pau.
FORNO: Antigamente as comunidades tinham o “forno comunitário”, onde cada dia um membro se responsabilizava por fazer o pão para todos. De manhã cedo faziam o fogo e assavam o pão, tudo em comunidade.
MOENDA DE CANA: Maquinário usado no processo de fabricação do açúcar. Era uma espécie de triturador composto por três cilindros de madeira, com roda tentada, que servia para esmagar a cana-de-açúcar, a fim de se obter o caldo da cana. A moenda funcionava através da força (energia) gerada por bois. A cana precisava ser levada para Estrela, em cima do lombo dos burros. Em fila indiana, 15 burros levavam a cana e o caldo da cana, que depois voltavam em latas, como melado, para Teutônia.
POÇO: Através dos poços, os imigrantes obtinham o bem mais precioso: a água. Conta a história que os imigrantes alemães se preocupavam em procurar a veia de água, através de uma forquilha de pessegueiro. A forquilha era usada invertida, o furador caminhava e, onde tem o sinal de água, a forquilha se força para baixo, indicando que ali tem água. A força é tão grande que não se consegue segurar a forquilha, assim se descobre a água e, então, se perfura o poço.

O que oferece:
- Visitação ao acervo do Museu, contemplando o instrumento do Homem Orquestra, peça única no mundo;
- Visitação aos quadrantes;
- Avenida das bandeiras;
- Recepção com cuca e chá; * Mediante agendamento.

Contatos: 
- E-mail: [email protected]
- Site: teutonia.rs.gov.br

Telefone: (51) 3762-7700

Tipo: Pontos Turísticos

Compartilhe!

Endereço:

Avenida Um Oeste , 878

Bairro: Centro Administrativo

Cep: 95890-000

Cidade: Teutônia/RS


Localização:



Visualizar impressão

Enviar email

início rodapé

Avenida Um Oeste, 878, Centro Administrativo
CEP: 95890-000
[email protected]

(51) 3762-7700

Segunda à Sexta:
07h30 às 11h30 | 13h00 às 17h00

Últimas notícias

  • Vigilância em Saúde de Teutônia pede a colaboração dos munícipes para o combate à dengue 27/01/2023
  • Prazo para participar do Censo do IBGE 2022 é até 31 de janeiro 25/01/2023
  • 16ª Copa Teutônia Cooperativa Languiru conhece os campeões das cinco categorias 24/01/2023

Outras áreas

  • Transparência
  • Legislação
  • Turismo
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Galeria de Vídeos
  • Agenda de Eventos
  • Política de Privacidade

Brasão da prefeitura

Este site utiliza a ferramenta i-prefeituras, um produto visãoi.

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
 +  [Nº de atalho]

Atalhos de navegação:

1
Ir para o conteúdo
2
Ir para o menu
3
Ir para a busca
4
Ir para o rodapé
5
Acessibilidade
6
Mapa do site

Atalhos para contraste do site:


Tamanho da fonte:

×fechar
ACESSIBILIDADE
+0
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, e, com nossa Política de Privacidade. Consulte nossa Política de Privacidade.