Um antigo sonho dos moradores de Linha Frank, Westfália, e do Bairro Boa Vista, Teutônia, está próximo da concretização: a construção de uma nova ponte sobre o Arroio Boa...

Um antigo sonho dos moradores de Linha Frank, Westfália, e do Bairro Boa Vista, Teutônia, está próximo da concretização: a construção de uma nova ponte sobre o Arroio Boa Vista, que faz a divisa entre os dois municípios. No final da tarde desta sexta-feira, dia 20 de julho, os prefeitos Otávio Landmeier e Jonatan Brönstrup firmaram parceria para a execução da obra.

Acompanhados dos secretários de Obras de Teutônia, Marcelo Walter, e de Westfália, Paulo Bagatini, além do vice-prefeito teutoniense, Valdir Oliveira do Amaral, os prefeitos visitaram o local e alinharam os próximos passos. A intenção é aumentar a largura, o comprimento e a altura da ponte. Assim, se evitará o bloqueio da via em dias de muita chuva, quando o leito do arroio transborda e passa por cima da ponte.

Após estudos do solo com geólogo, iniciará a elaboração do projeto. Para executar a obra, inicialmente os municípios pleitearão recursos federais. No entanto, não se descarta a possibilidade de utilizar recursos próprios, já que a constatação é unânime: o local necessita de melhorias urgentes.

Conforme os prefeitos, a intenção é concluir a obra até o final do mandato, no ano de 2020. “A ponte, pelo fluxo de veículos, não oferece mais condições seguras de trafegabilidade. Com a nova ponte, vamos oferecer mais segurança e uma via alternativa entre Teutônia e Westfália. Nesta parceria, quem sai ganhando é a população”, frisa Brönstrup.

Na localidade de Linha Frank, o município de Westfália trabalha, desde o ano passado, na elevação da via, tendo em vista garantir que o Arroio Boa Vista não impeça o deslocamento de moradores do Travessão em dias de cheia. Nesse sentido, a nova ponte também trará muitos benefícios. “A obra é uma necessidade urgente. Por isso, se não conseguirmos recursos federais, estamos dispostos a investir recursos próprios nesta obra histórica para Westfália e Teutônia. Os moradores estão aguardando ansiosos pela concretização deste sonho”, pontua Landmeier.

Texto: Paloma Driemeyer Valandro e Édson Luís Schaeffer
Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação

Data de publicação: 20/07/2018