Solicitação foi entregue ao DNIT. Viaduto, semelhante ao de Paverama, visa ligar a Avenida 1 Leste à Rua 31 de Março, oferecendo via alternativa e segura para o fluxo de veículos
Teutônia vem crescendo significativamente nos últimos anos. Consequentemente, o fluxo de veículos também aumenta. Neste sentido, o desafio tem sido encontrar vias alternativas para o fluxo de veículo. Atualmente, a ferrovia que corta o município, dividindo o Bairro Canabarro em duas partes, tem sido empecilho para a mobilidade urbana, uma vez que ainda há a passagem de trens e, por isso, travessias simples sobre a ferrovia representam risco.
Diante da necessidade de se ter uma via alternativa e segura entre os bairros Centro Administrativo e Canabarro, o executivo teutoniense protocolou, na terça-feira, dia 19 de fevereiro, solicitação para construção de um viaduto sob a ferrovia. A solicitação foi entregue ao engenheiro Adalberto Jureck, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), durante audiência no escritório da autarquia, no Bairro São Cristóvão, em Lajeado.
A intenção é continuar a Avenida 1 Leste, margeando a ferrovia até a Vila Esperança, onde o viaduto ligaria a avenida à Rua 31 de Março, via esta que segue até a localidade de Posses. A estrutura preterida é semelhante à existente no Centro de Paverama. O local já apresenta altura considerável para permitir a passagem de veículos por baixo dos trilhos. O Município pleiteará recursos federais para a obra. Mas, se necessário, a Prefeitura pretende estabelecer parceria ou, ainda, executar a obra com recursos próprios.
Jureck se comprometeu em dar andamento à solicitação e informar o Município sobre os próximos passos, caso seja necessário, junto à Rumo, concessionária da ferrovia, ou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Percebemos que é uma demanda importante para a mobilidade urbana do município. O que for do nosso alcance, estaremos auxiliando o município para que esta travessia subterrânea seja autorizada”, frisou o engenheiro.
Conforme o prefeito, Jonatan Brönstrup, o viaduto será de extrema importância para a mobilidade no município. “Será uma via alternativa à Rua Dom Pedro II, que hoje atende boa parte do fluxo que vem do Bairro Languiru via Avenida e via Estrada Velha. Com o viaduto, teremos uma via contínua desde o entroncamento da Rua Major Bandeira, no Bairro Languiru, até a Rua Ernani Júlio Sippel, nas Posses. Será mais uma obra que, se autorizada pelo DNIT, irá ao encontro à nossa proposta de governo, de investir nas pessoas, pois estaremos oferecendo uma via alternativa e segura à nossa população”, colocou.
O vice-prefeito, Valdir Oliveira do Amaral, que desde terça está no exercício de prefeito, também destaca a importância do viaduto. “Trata-se de um pleito antigo da comunidade teutoniense a continuidade da Avenida 1 Leste até o Bairro Canabarro, com uma nova passagem sob ou sobre os trilhos, para facilitar o tráfego de veículos. É um projeto que beneficiará toda a comunidade teutoniense, pois facilitará o acesso à área central do Bairro Canabarro, além de outras regiões importantes, dentre elas a Vila Esperança, Posses, Loteamento Vargas, entre outras”, enalteceu.
Também participaram do encontro o subsecretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Clemir Tavares de Jesus, e o chefe de Gabinete, Marcos Aurélio Borges de Quadros. Durante a audiência, o Executivo também buscou informações para agilizar a autorização para pavimentação da Rua 87, que está na faixa de domínio, pois margeia a ferrovia no Loteamento 8, interligando a Rua Otterno Schäffer à Rua 20 de Maio.
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Data de publicação: 22/02/2019
Créditos das Fotos: Daiane Vargas, Édson Luís Schaeffer