Inicialmente, as escolas Teobaldo Closs, Bento Gonçalves, Dom Pedro I e 24 de Maio sediarão as atividades. Mas intenção da Secretaria de Educação é ampliar a iniciativa para os demais educandários

Com o objetivo de atuar e contribuir, de forma efetiva, na formação de crianças e jovens das escolas municipais de Teutônia através do esporte, a Secretaria de Educação lançou, no mês de março, o projeto Sacada para Vida. A iniciativa será executada em parceira com a Associação Esportiva Recreativa e Cultural Erno Dahmer – Juventus e visa implantar aulas de vôlei gratuitas em turno oposto ao escolar, para alunos da rede municipal de Teutônia.
Inicialmente, o projeto contempla os seguintes educandários: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Teobaldo Closs, no Bairro Canabarro; EMEF 24 de Maio, no Loteamento 8; EMEF Dom Pedro I, na Linha Clara; e EMEF Bento Gonçalves, no Bairro Boa Vista. A intenção da Secretaria de Educação é ampliar os núcleos para os demais educandários, conforme disponibilidade de espaços adequados para a prática.
Dentre os objetivos da iniciativa estão: disseminar e massificar a prática do voleibol no município, abrangendo o maior número de crianças e jovens nos bairros de Teutônia; estimular e desenvolver as categorias de base, visando formação de atletas; participar de eventos e competições esportivas a nível municipal e/ou estadual, interestaduais e/ internacionais; e estabelecer intercâmbio constante com a Juventus para indicação de atletas em potencial de competição. O Sacada para Vida é um aprimoramento do Projeto Jogando na Escola (Projesc), iniciado pela Secretaria de Educação em 2017, que oferecia, em turno inverso, as modalidades de vôlei, atletismo e futsal.
Os alunos participantes terão aulas sistematizadas de vôlei, com profissionais capacitados. As aulas terão duração de 1 a 2 horas semanais e terão, como principal norte, adequar as necessidades e capacidades de cada turma, com o intuito de iniciar, aprimorar e especializar os alunos participantes. Para o início das atividades, a Secretaria de Educação disponibilizará os espaços (ginásios) das escolas, material pedagógico já existente, e viabilizará a aquisição de demais materiais conforme a necessidade e demanda em cada núcleo onde será implantado o projeto. As aulas serão gratuitas, e as inscrições podem ser feitas na secretaria da própria escola.

Conforme o coordenador do projeto, Karli Heller, o esporte, enquanto fenômeno social, tem exercido e se mostrado um grande aliado na formação e transformação de crianças e jovens. “É possível dizer que, durante a prática esportiva, crianças e jovens aprendem muito mais que as técnicas que envolvem o esporte. Aprende-se a ter respeito pelas regras e pelos outros jogadores, agregam-se o entendimento, o convívio com o coletivo, a resoluções de conflitos, o esforço e responsabilidade. Assim, é possível através do esporte, contribuir positivamente e significativamente na construção de identidade, valores, e referencias, que serão carregados por toda a vida”, enaltece.
Heller ainda acrescenta que estudos científicos publicados por pesquisadores de vários países e áreas mostram o impacto positivo do esporte em crianças e jovens. “Os resultados mostram que a prática esportiva melhora a performance intelectual, a motivação, o engajamento, o bem-estar emocional e a integração social de alunos de 6 a 18 anos e sugere que o esporte deva ser inserido no contexto escolar. E por isso, entendemos que voleibol possa ser um importante aliado no processo de aprendizagem e na saúde das crianças e jovens que serão atendidos pelos núcleos”, frisa.

A secretária de Educação, Rosana Schneider Rührwiem, coloca que o projeto Sacada para a Vida incrementa o trabalho já desenvolvido pelos educandários. “Estaremos oferecendo aos nossos alunos atividades extraclasses saudáveis e seguras, contribuindo no processo de formação de centenas de crianças e adolescentes. Ao mesmo tempo, os valores ensinados nestes núcleos irão se refletir positivamente em sala de aula”, sublinha.
O prefeito, Jonatan Brönstrup, que acompanhou o início das atividades na Escola Dom Pedro I na manhã desta quinta-feira, dia 21 de março, enaltece que o investimento em esporte trará inúmeros benefícios. “Investir no esporte é investir nas pessoas, que é a nossa proposta de governo. Mais uma vez consolidamos esta proposta, pelos inúmeros benefícios que os núcleos de vôlei irão oportunizar aos nossos alunos. Não temos dúvidas de que os participantes terão mais qualidade de vida e saúde, além de aprenderem valores que terão reflexos positivos dentro e fora da sala de aula”, frisa.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Data de publicação: 21/03/2019

Créditos das Fotos: Matheus Prates