Na tarde desta quinta-feira, dia 21 de março, o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldo Klepker, no Bairro Alesgut, recebeu o musical Pandorga da Lua. Os...
Na tarde desta quinta-feira, dia 21 de março, o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldo Klepker, no Bairro Alesgut, recebeu o musical Pandorga da Lua. Os estudantes do Pré B da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Teutônia puderam cantar e se divertir com músicas infantis tocadas no ritmo da milonga, chamamé e chimarrita, estilos tradicionalistas gaúchos.
As crianças interagiram, riram e aprenderam, com o musical que tinha como objetivo principal valorizar a cultura gaúcha. Teutônia fez parte da turnê de cidades gaúchas que recebeu o musical, assim como Vera Cruz, no dia 19 de março, e Cachoeira do Sul, no dia 20 de março. Vale do Sol recebeu o “Pandorga da Lua” nesta sexta-feira, dia 22 de março.
Conforme os organizadores, o projeto traz possibilidades para que os participantes – crianças, pais, educadores – reflitam sobre as palavras e a poesia como instrumento de ensino e educação. As poesias foram escritas pelo poeta e psiquiatra Jaime Vaz Brasil, e as músicas, compostas por Ricardo Freire.
O vice-prefeito de Teutônia, Valdir Oliveira do Amaral, esteve presente durante a apresentação e em seu discurso ressaltou a importância de se trabalhar as tradições gaúchas nas escolas. “Que vocês nunca esqueçam da nossa cultura, valorizem no canto e na dança as nossas tradições. Vocês são o nosso futuro. Todos podem ser algum dia professores, vereadores, vice-prefeito e prefeito. Para isso, é preciso obediência e respeito”, afirmou.
O Pandorga da Lua existe desde 2004 e, em 2007, foi lançado o CD/livro homônimo. No mesmo ano o musical ganhou o Prêmio Açorianos de Música na Categoria Infantil. Em 2010, pelo Rumos Cultural Itaú, ficou dentre os 10 melhores musicais infantis do país. O espetáculo faz parte do projeto Arte, Cultura e Alegria, uma ação cultural que envolve 18 municípios e 20 apresentações, realizadas desde setembro do ano passado.
O elenco é composto por Ricardo Veríssimo Freire, Ângela Gomes, Tuny Brum, Denise Copetti, Sérgio Rosa e Luciano Gabbi. O projeto Arte, Cultura e Alegria tem o patrocínio da Dickow Alimentos – Arroz Rei Arthur e o financiamento do Sistema Pró-Cultura RS. A produção executiva é da Chili. Em Teutônia, o projeto contou com o apoio da Secretaria de Educação.
CRÉDITOS DO TEXTO: Larissa Santos
Data de publicação: 22/03/2019
Créditos das Fotos: Larissa Santos