Painéis, palestras, oficinas e qualificação marcarão evento que ocorrerá no Colégio Teutônia nos dias 13 e 14 de abril.
A riqueza cultural de Teutônia, em especial a musicalidade, estará em evidência nos dias 13 e 14 de abril. Isto porque Teutônia será sede do 1º Fórum Estadual de Bandas, Corais e Orquestras, uma organização conjunta da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e do Conselho Estadual de Cultura. O evento ocorrerá anualmente no município e promete ser referência no âmbito cultural do Estado, especialmente no que se refere a bandas, orquestras e corais.
Dentre os objetivos do Fórum, que ocorrerá junto ao Colégio Teutônia, estão a formação e o debate de ações no âmbito cultural, permitindo, também, instrumentalizar maestros, produtores culturais e músicos para articulações de formações e captação de recursos, para que se tenha avanços no setor. Paralelamente, estão previstas apresentações, dentre elas os corais municipais de Teutônia, evidenciando a tradição do município como Capital Nacional do Canto Coral e que se perpetua ao longo das gerações.
Dentre os painelistas e palestrantes, estão o maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Evandro Matté, a regente da Orquestra Villa Lobos, Cecilia Reingantz, e o jornalista e escritor Airton Ortiz. O evento é destinado a gestores, maestros, produtores culturais, músicos e cantores, além da comunidade interessada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via internet, pelo sitehttp://eventoscultura.com.br/2019/03/19/1o-forum-estadual-de-bandas-corais-e-orquestras/.
Conforme o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurélio Alves, o Fórum é imprescindível para Teutônia e região. “A importância deste evento para Teutônia reside na abertura de um novo polo de divulgação do município, através do canto coral, que é uma arte desenvolvida por muitos munícipes. Além disso, dessa ação, é possível que os corais, as bandas e as orquestras existentes na região possam acessar o mercado de distribuição de recursos públicos, que podem a partir de agora buscar financiamentos em outras fontes que não as próprias prefeituras”, coloca.
Alves acrescenta que a partir da oficina “Elaboração de projetos e captação de recursos”, os corais, bandas e orquestras já poderão construir projetos. “Com os projetos, poderão buscar os recursos na Lei de Incentivo à Cultura, no Fundo Estadual de Apoio à Cultura, assim como outras fontes que já existem. Aqui, estabelecemos um marco zero para que se inicie um novo desenvolvimento econômico, social e cultural”, frisa.
O secretário interino de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia, Jean Marcos Galvão, acredita que o evento será uma vitrine para outras cidades. “É um modelo para que outras cidades da região e do Estado possam não só trazer a cultura, mas falar sobre ela. Vamos mostrar e difundir a nossa tradição do canto coral, das orquestras e das bandas através de troca de experiências e capacitação. Não tenho dúvidas de que será um marco para Teutônia e todo o Estado”, sublinha.
O 1º Fórum de Bandas, Corais e Orquestras é uma realização do Conselho Estadual de Cultura e da Prefeitura de Teutônia, através da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer. A promoção é do Sindicato dos Músicos do Rio Grande do Sul, Federação dos Coros do Rio Grande do Sul (Fecors) e da Associação de Bandas do Rio Grande do Sul. O apoio é da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Fábrica do Futuro e Orquestra Villa Lobos.
1º FÓRUM ESTADUAL DE BANDAS, CORAIS E ORQUESTRAS
>> 13 DE ABRIL, SÁBADO
13h: Credenciamento
14h: Oficina “ Elaboração de projetos e captação de recursos ”, com Moreno Brasil Barrios, Marlise Nedel Machado e Marco Aurélio Alves
17h30min: “ Gestão de bandas, corais e orquestras ”, com Gisele Pereira Meyer
19h30min: Abertura oficial, com a presença de autoridades do Município e do Estado
20h: Palestra “ As vertentes da música erudita ”, com o maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Evandro Matté
22h: Jantar de confraternização (por adesão)
>> 14 DE ABRIL, DOMINGO
9h: “ A profissionalização do músico ”, com Patrick de Almeida Acosta
9h35min: debate
9h50min: simultaneamente, em diferentes salas, os painéis:
– Orquestras e suas sobrevivências , tendo como mediador André Munari
– Bandas e suas demandas , tendo como mediador João Batista Airoldi Camargo (presidente da Associação de Bandas do Rio Grande do Sul)
– A Voz dos Corais , tendo como mediador Severino Seger (presidente da Federação de Coros do Rio Grande do Sul)
11h: Grupos de trabalho para propostas setoriais
12h: livre para almoço
13h30min: Palestra “ A tecnologia e a inovação à disposição da música ”, com Francisco Hauck, da Fábrica do Futuro
14h05min: debate
14h20min: Palestra “ Atraindo a atenção da mídia ”, com o jornalista e escritor Airton Ortiz
14h55min: debate
15h10min: “ Projetos sociais emancipadores” , com a regente da Orquestra Villa Lobos, Cecilia Reingantz
15h45min: debate
16h: Apresentação das propostas e a Carta do Fórum
16h30min: Oficina “ Formação de regentes ”
18h30min: Encerramento do Fórum
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Data de publicação: 04/04/2019
Créditos das Fotos: Édson Luís Schaeffer