Entre os dias 10 e 19 de abril, as vacinas estarão disponíveis somente para as crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e para as gestantes. Para os demais grupos prioritários, a vacina estará disponível a partir do dia 22 de abril.
Assim como em todo o Brasil, a Secretaria de Saúde de Teutônia dará início, nesta quarta-feira, dia 10 de abril, à campanha de vacinação contra a gripe (Influenza). Durante o período da campanha, a vacina da gripe estará disponível somente para pessoas dos grupos prioritários, pois o quantitativo recebido é específico para a população destes grupos. O período de vacinação se estende até o dia 31 de maio.
A vacina estará disponível nas seguintes unidades de saúde:
– Centro Avançado de Saúde, no Bairro Canabarro;
– Estratégia da Saúde da Família (ESF) Morada do Sol, no Loteamento 8;
– Posto de Saúde do Bairro Alesgut;
– Posto de Saúde do Bairro Languiru;
– Posto de Saúde do Bairro Teutônia.
A Secretaria Municipal de Saúde solicita que, para a imunização, se traga o cartão do SUS, documento de identificação e carteirinha de vacinação, para colocar em dia as vacinas atrasadas. As crianças somente serão vacinadas mediante apresentação do cartão de vacinas.
Entre os dias 10 e 19 de abril, conforme orientação do Ministério da Saúde, as vacinas contra a influenza estarão disponíveis somente para as crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e para as gestantes. Para os demais grupos prioritários, a vacinação estará disponível a partir do dia 22 de abril . Os grupos prioritários são os seguintes:
– crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
– pessoas com mais de 60 anos;
– gestantes;
– puérperas (até 45 dias após o parto);
– profissionais da saúde (apresentar carteira de registro no conselho de classe ou crachá no qual conste a função/cargo);
– professores da rede pública e particular (apresentar crachá na qual conste o função/cargo, contracheque ou comprovante nominal fornecido pela escola no qual conste a função/cargo);
– população indígena;
– jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas sócio educativas;
– população privada de liberdade;
– funcionários do sistema prisional;
– portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como diabetes, asma e artrite reumatoide, mediante prescrição médica na qual deve estar especificado o motivo da indicação da vacina;
– e indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia.
Para as pessoas acamadas será disponibilizada a vacina no domicílio. Para isso, solicita-se que os familiares liguem para os postos de saúde para que as equipes possam estar se organizando e agendando essa vacinação.
O Dia D da campanha será no dia 4 de maio , quando os postos de estarão abertos para o mutirão de imunização, das 8h às 17h. A população deve procurar a unidade de saúde à qual está vinculada. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.
A vacina protege contra os vírus H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B. A gripe é uma doença séria, que mata milhares de pessoas todos os anos, de acordo com um recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de causar aqueles sintomas clássicos — febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo —, ela está por trás de complicações como pneumonia e infarto.
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Data de publicação: 09/04/2019
Créditos das Fotos: Édson Luís Schaeffer/arquivo