Além das atrações tradicionais do evento evento terá simulado de acidente de trânsito (abrindo as atividades do Maio Amarelo) e ações de conscientização sobre o uso racional de medicamentos, além de serviços de saúde

O Dia do Trabalhador, dia 1º de maio, terá programação especial alusiva à data junto ao Centro Administrativo, em Teutônia. Será o Arte na Rua Especial Dia do Trabalhador, que ocorrerá junto ao Pavilhão Multiuso a partir das 14h. Além de trazer arte e cultura ao Centro Administrativo, diversas outras atrações estão programadas, como Feira de Artesanato, brinquedos infláveis, triciclos, simulado de acidente (abrindo atividades do Maio Amarelo), ações de conscientização sobre o uso racional de medicamentos, entre outros.
O Arte na Rua Especial Dia do Trabalhador é uma organização da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Sindicato dos Empregados no Comércio de Taquari, Teutônia e Região (Sindicomerciários), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Teutônia e Estrela. Ainda há a parceria com o Departamento de Trânsito e Secretaria de Saúde.

Dentre as atrações e ações já confirmadas, estão :
– brinquedos infláveis gratuitos (parceria com os sindicatos);
– show com a dupla Rob & Willian, Marco Mallmann e Vini Bilhar (parceria com o Sindicomerciários);
– maquiagem com profissionais da Mary Kay, corte de cabelo com profissionais do Senac e massagem Quick gratuita (parceria com o Sindicomerciários);
– Grupo de Capoeira Modelo Oxóssi, dos Núcleos de Cultura;
– triciclo, para circular pelo Centro Administrativo;
– comercialização de algodão doce, churros, crepes, sorvetes, picolés, água e refrigerante;
– Feira de Artesanato da Associação dos Artesãos de Teutônia;
– artesanato e trabalhos manuais do Ateliê Amoras e Costuras;
– Comercialização de mandalas;
– comercialização de produtos pet;
– Feira do Livro Espírita (da Sociedade Espírita Caminhos de Luz);
– Brechó;
– ervateira;
– Kombi de Chopp;
– simulado de acidente de trânsito (ação alusiva ao Maio Amarelo);
– Ações de saúde (exames de glicemia e pressão) e de conscientização sobre o uso racional de medicamentos (com recolhimento de medicamentos vencidos para o descarte adequado, além do recebimento de sobras de medicamentos, que, após a triagem, poderão ser disponibilizados para o tratamento de outras pessoas);
– entre outras atrações.
Interessados em expor no evento podem entrar em contato pelo telefone (51) 3762-7700, ramal 129, ou pelo telefone/WhatsApp (51) 99294-2958. O Centro Administrativo é um dos principais pontos de encontro nos finais de semana e feriados, reunindo a comunidade, especialmente famílias. O Arte na Rua, portanto, vai ao encontro da população que frequenta a prefeitura, especialmente nos domingos e feriados, oferecendo opções culturais, além de atrair visitantes de outros municípios.

Simulado de acidente e Maio Amarelo

Durante o mês de maio ocorrem diversas ações alusivas ao Maio Amarelo, com o objetivo de desenvolver ações de conscientização sobre o trânsito. Em Teutônia não será diferente. Por isso, o Departamento de Trânsito aproveitará o evento Arte na Rua para lançar a campanha no Município, que terá como tema “No trânsito, o sentido é a vida”.
Durante o evento, além da distribuição de material educativo e de conscientização, ocorrerá um simulado de acidente. A intenção é alertar sobre os danos que um acidente causa, bem como demonstrar a importância dos primeiros socorros. A ação conta com o apoio dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) Schneider e Reichert, Samu, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Voluntários. Ainda no mês de maio, outras diversas atividades serão realizadas, como palestras e ações educativas, com o foco na conscientização.

Uso racional de medicamentos

A Secretaria de Saúde e a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) de Teutônia realizarão a 1ª Campanha Municipal pelo Uso Racional de Medicamentos e, junto ao Arte na Rua, ocorre a uma das ações. Neste dia, profissionais da saúde estarão conversando com a população sobre o acesso a medicamentos, seu uso correto e prevenção de riscos envolvendo o uso inadequado destes produtos.
Durante o evento, ainda serão recolhidos medicamentos vencidos para o descarte adequado, além do recebimento de sobras de medicamentos, que, após a triagem, poderão ser disponibilizados para o tratamento de outras pessoas. As ações também ocorrerão em outros momentos. Os pescritores receberão orientação e atualização quanto à prescrição de medicamentos, considerando a eficácia e acesso dos mesmos no dia 30 de abril.
Além disso, a CGT estará disponibilizando um profissional de saúde para visitar as comunidades e apresentar uma palestra sobre o tema, desde a prescrição, terapia, armazenamento e descarte adequado. Comunidades e grupos de associações podem solicitar a palestra, que ficará disponível ao longo de 2019, através do telefone (51) 3762-7800, com a farmacêutica Juliana.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Data de publicação: 26/04/2019

Créditos das Fotos: Édson Luís Schaeffer