Diversas qualificações estão ocorrendo durante o ano, visando a valorização do trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam na pasta
A Secretaria de Educação de Teutônia está investindo forte na formação continuada de seus profissionais. O valor investido, de R$ 75 mil, prevê formações até o final do ano letivo. Ainda há previsão de investimento adicional de mais de R$38.000,00. O objetivo é qualificar e valorizar os profissionais da pasta, desde os servidores que atuam na Secretaria até todos os profissionais que estão nas escolas do município.
A qualificação mais recente ocorreu no dia 4 de maio, quando foi realizada uma formação para os monitores de Educação e para os estagiários que desenvolvem atividades de apoio escolar. Na oportunidade, os profissionais tiveram palestra com o comunicador Fabiano Conte sobre “Comunicação com ética e responsabilidade”. Ainda houve orientações sobre inclusão com as profissionais do Serviço de Apoio Escolar e Ação Restaurativa (Semear), professora Daniela Stéfani Ritter Brust e fonoaudióloga Vanessa Spolavori. Por fim, houve a palestra “Servidor Público: a prática diária da atuação profissional”, desenvolvida pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação.
O prefeito, Jonatan Brönstrup, coloca que uma das metas do governo é justamente a atenção aos servidores públicos. “Nossa administração está pautada nas pessoas. Então, qualificar as pessoas que atendem a nossa população, tanto no atendimento quanto na prestação dos diversos serviços da administração pública, é uma forma de mostrar nosso comprometimento com o bem-estar dos teutonienses”, frisa.
Para o subsecretário da Educação, Carlos Evandro Schneider, as qualificações dos profissionais aprimoram o processo de ensino-aprendizagem. “A formação continuada propicia momentos de construção coletiva, aprimoramento profissional e melhoria no atendimento às demandas da sociedade, tanto no que se refere ao atendimento à comunidade escolar, quanto à execução das atribuições de cada um dos cargos que fazem parte de um processo de ensino e aprendizagem significativo”, pontua.
A secretária de Educação, Rosana Schneider Rührwiem, destaca que todos os profissionais são importantes para a pasta. “Cada um dos segmentos profissionais que desempenha suas atividades no dia a dia da escola faz parte de um grande conjunto, orquestrado pelas equipes diretivas, e somente alcança o sucesso com a participação e comprometimento de todos aqueles que desempenham suas atividades profissionais nos estabelecimentos educacionais”, sublinha.
Formações ao longo do ano
A qualificação iniciou com as atividades de abertura do ano letivo e contou com formação para os diversos segmentos profissionais nas suas respectivas escolas, bem como momento de integração no Sítio Moinhos do Campo, em Bom Retiro do Sul.
Ao longo do ano também estão sendo consolidados os Planos de Estudos dos Anos Finais, pois os trabalhos com Educação Infantil e Anos Iniciais já foram concluídos no ano anterior. Este trabalho está sendo desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria de Educação em conjunto com a equipe de Supervisores Escolares da Rede. Os professores e professoras estão participando ativamente do processo, que está ocorrendo com discussões amplas e de forma democrática. Assim, todos os profissionais do Magistério Municipal têm a oportunidade de participar ativamente do processo pedagógico que está sendo remodelado no município de Teutônia, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho (RCG).
Concomitantemente a isso, estão ocorrendo formações nas diversas esferas que compõem o quadro do Magistério Municipal, com o foco voltado para a construção da documentação legal das escolas. Os encontros estão sendo descentralizados, de modo a propiciar aos profissionais para que conheçam as diversas escolas e realidades da Rede Municipal de Ensino.
No mês de abril, ocorreu a apresentação do “Aprova Brasil – Vamos falar sobre Ideb?”, que oferece formação de material exclusivo e inovador, a título de Vale do Taquari, com objetivo específico de melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Os trabalhos com a implantação do Sistema Betha continuam e os trabalhos, que iniciaram em 7 de março, terão prosseguimento na última semana de maio, com a formação dos agentes administrativos que atuam nas escolas e, também, dos professores onde será a implementada mais uma etapa do sistema. O sistema centraliza as informações e históricos de freqüência, nota e demais lançamentos necessários.
No final de abril, merendeiras, serventes e direções tiveram reunião com a nutricionista da Secretaria de Educação, Lisângela Bagatini. Na oportunidade foram repassadas orientações sobre a padronização dos pedidos de alimentação escolar.
A formação continuada seguirá. Ainda este ano, os agentes administrativos que atuam nas escolas receberão formação específica, com foco no aprimoramento dos trabalhos cotidianos do ambiente escolar.
Além disso, a sede da Secretaria de Educação está passando por um processo de modernização administrativa. Foi feita uma reunião com toda a equipe de trabalho, na qual foram tratados assuntos gerais do trabalho desenvolvido e objetivos a serem alcançados, além do organograma de dos diversos setores internos. A secretária e o subsecretário, juntamente a alguns servidores dos setores internos, estão buscando formação em municípios vizinhos e nos diversos órgãos de apoio à administração pública, para qualificar continuamente os trabalhos da Secretaria.
Data de publicação: 14/05/2019
Créditos das Fotos: divulgação