Além de Teutônia, participaram do encontro os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras de Poço das Antas, Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul

Integração e troca de experiências. Assim se resume o encontro entre os grupos de idosos que são atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referências em Assistência Social (Cras) de Teutônia, Poço das Antas, Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul. O encontro foi realizado no Sínodo Vale do Taquari, em Teutônia, com o objetivo de oferecer um momento de troca de experiências, de convívio social e experimentação artística e cultural.

A programação iniciou com a apresentação da equipe do Cras de Teutônia, bem como das integrantes do grupo de idosas, formado por 18 mulheres. A aposentada e integrante do grupo, Iris Müller, 65 anos, moradora do Bairro Teutônia, ressaltou a importância de participar de atividades e de aproveitar o momento de integração no Cras. “Não podemos esperar a morte chegar, temos que participar de tudo que temos oportunidade. Nosso grupo é muito bom e unido”, salientou.
Em seguida, foi a vez de uma integrante de cada Cras apresentar o trabalho realizado em seu município. Divertir e relembrar foi a missão do coral do grupo de Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul. Na oportunidade, sob a regência do maestro Rogério Miranda, cantaram músicas de época, que fizeram parte da vida de muitos idosos que estavam presentes. No final do evento, foi oferecido aos usuários do Cras, um lanche e oportunizado um momento de troca de vivências entre todos.

A coordenadora do Cras de Teutônia, Claudia Röhrig, explicou que o encontro contribui para o processo de desenvolvimento de envelhecimento saudável. “É um momento para sair da rotina, ter a oportunidade de conhecer outras culturas, outras realidades. Oportunizar uma integração entre todos”, ressaltou.
A secretária de Assistência Social e Habitação e primeira-dama de Teutônia, Jaqueline Musskopf, saudou o público presente e agradeceu os visitantes de outras cidades. “Fico muito feliz quando vejo pessoas de outros lugares visitando a nossa cidade, interagindo com nossos grupos do Cras. É um momento de conhecer novas pessoas, de interagir e se divertir”, frisou.

CRÉDITOS DO TEXTO: Larissa Santos

Data de publicação: 18/05/2019

Créditos das Fotos: Larissa Santos