Investimento da Secretaria de Educação foi de quase R$ 3 mil na aquisição das camisetas, que servirão como uniforme dos estudantes em competições.

Lançado em março com o objetivo de atuar e contribuir, de forma efetiva, na formação de crianças e jovens das escolas municipais de Teutônia através do esporte, o projeto Sacada para Vida já ultrapassa a marca de 100 alunos atendidos. E, recentemente, os alunos receberam camisetas do projeto, que serão utilizadas como uniforme, como no domingo, dia 19 de maio, quando ocorreu a primeira participação em uma competição oficial.
O projeto está sendo executado pela Secretaria de Educação em parceira de cooperação técnica com a Associação Esportiva Recreativa e Cultural Erno Dahmer – Juventus, com o objetivo de implantar aulas de vôlei gratuitas em turno oposto ao escolar, para alunos da rede municipal de Teutônia. Atualmente, três núcleos já estão em andamento, atendendo a cinco educandários.
A Secretaria de Educação investiu R$ 2.960,40 na aquisição de 120 camisetas. A entrega ocorreu durante o mês de maio nos três núcleos e foi acompanhada pela Secretaria de Educação e pelo prefeito, Jonatan Brönstrup, que enaltece que o investimento trará inúmeros benefícios. “Investir no esporte é investir nas pessoas. Não temos dúvidas de que os participantes terão mais qualidade de vida e saúde, além de aprenderem valores que terão reflexos positivos dentro e fora da sala de aula”, frisa.

No domingo, dia 19, o núcleo da Linha Clara participou e se destacou em sua primeira competição oficial, já utilizando as novas camisetas. Os alunos participaram da Copa RS de Minivôlei, que ocorreu na Associação Pró-Desenvolvimento do Bairro Languiru, competição que reuniu equipes de todo o Estado. As equipes do Projeto Sacada para a Vida consagraram-se campeão e vice da Série Prata. Para julho, está previsto um encontro entre todos os núcleos participantes do projeto.

O projeto Sacada para a Vida

O Sacada para Vida é um aprimoramento do Projeto Jogando na Escola (Projesc), iniciado pela Secretaria de Educação em 2017, que oferecia, em turno inverso, as modalidades de vôlei, atletismo e futsal. Os alunos participantes têm aulas sistematizadas de vôlei, com profissionais capacitados. As aulas têm duração de 1 a 2 horas semanais e têm, como principal norte, adequar as necessidades e capacidades de cada turma, com o intuito de iniciar, aprimorar e especializar os alunos participantes.
Para as atividades, a Secretaria de Educação está disponibilizando os espaços (ginásios) das escolas, material pedagógico já existente, e viabilizará a aquisição de demais materiais conforme a necessidade e demanda em cada núcleo onde será implantado o projeto. As aulas são gratuitas, e as inscrições podem ser feitas na secretaria da própria escola.
Na Linha Clara, o núcleo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Pedro I também contempla os alunos das escolas Bento Gonçalves (Bairro Boa Vista) e Floriano Peixoto (Linha Catarina). As aulas têm coordenação do professor de Educação Física Karli Heller, e ocorrem às quintas-feiras, pela manhã e tarde.
No núcleo da Emef Professor Teobaldo Closs, no Bairro Canabarro, a orientação é do professor de Educação Física Jorge Augusto Petry. As aulas acontecem às sextas-feiras, pela manhã e tarde. Já no núcleo da Emef 24 de Maio, também no Bairro Canabarro, projeto é executado nas sextas-feiras, pela manhã, sob orientação do professor Karli Heller.
Conforme o coordenador do projeto, Karli Heller, o esporte, enquanto fenômeno social, tem exercido e se mostrado um grande aliado na formação e transformação de crianças e jovens. “Aprende-se a ter respeito pelas regras e pelos outros jogadores, agregam-se o entendimento, o convívio com o coletivo, a resoluções de conflitos, o esforço e responsabilidade. Assim, é possível contribuir positivamente e significativamente na construção de identidade, valores, e referencias, que serão carregados por toda a vida”, enaltece.
A secretária de Educação, Rosana Schneider Rührwiem, coloca que o projeto Sacada para a Vida incrementa o trabalho já desenvolvido pelos educandários. “Estamos oferecendo aos nossos alunos atividades extraclasses saudáveis e seguras, contribuindo no processo de formação de centenas de crianças e adolescentes. Ao mesmo tempo, os valores ensinados nestes núcleos irão se refletir positivamente em sala de aula”, sublinha.
O subsecretário de Educação, Carlos Evandro Schneider, da mesma forma, enaltece que a prática do vôlei causa impacto positivo no dia a dia de crianças e jovens. “A prática esportiva melhora a performance intelectual, a motivação, o engajamento, o bem-estar emocional e a integração social dos alunos. O voleibol, portanto, possa ser um importante aliado no processo de aprendizagem e na saúde das crianças e jovens que serão atendidos pelos núcleos”, frisa.
A intenção da Secretaria de Educação é ampliar os núcleos para os demais educandários, conforme disponibilidade de espaços adequados para a prática. Dentre os objetivos da iniciativa estão: disseminar e massificar a prática do voleibol no município, abrangendo o maior número de crianças e jovens nos bairros de Teutônia; estimular e desenvolver as categorias de base, visando formação de atletas; participar de eventos e competições esportivas a nível municipal e/ou estadual, interestaduais e/ internacionais; e estabelecer intercâmbio constante com a Juventus para indicação de atletas em potencial de competição.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Data de publicação: 21/05/2019

Créditos das Fotos: Matheus Prates, divulgação