Credenciamento de empresas interessadas em efetuar o serviço inicia no dia 5 de junho. Concluídos os trâmites burocráticos, animais serão castrados conforme condições previstas no edital

A Prefeitura de Teutônia autorizou a abertura dos trâmites licitatórios para o chamamento público e credenciamento de clínicas veterinárias para a castração de cães e gatos. O credenciamento inicia no dia 5 de junho e prevê a participação de clínicas localizadas num raio máximo de nove quilômetros da sede do Centro Administrativo.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente prevê um montante de R$ 60 mil destinados a este serviço até o final do ano. Os serviços médicos-veterinários deverão contemplar a recepção do animal; exame clínico e coleta de material para realização de exames laboratoriais quando o profissional julgar necessário; medicação pré-anestésica miorrelaxante, tranquilizante e analgésico; anestesia; cirurgia; medicação pós-cirúrgica; e liberação do animal.
Conforme o prefeito, Jonatan Brönstrup, o chamamento público para o credenciamento de clínicas veterinárias que efetuarão a castração felina e canina atende um anseio antigo da comunidade teutoniense, bem como de entidades protetoras de animais. “Trata-se de um procedimento indispensável para o controle populacional de cães e gatos, em que, consequentemente, teremos a diminuição de animais abandonados em nosso município”, enaltece.
Concluídos os trâmites burocráticos do chamamento público, as clínicas iniciarão a prestação de serviço, sob demanda, para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia. As castrações obedecerão as seguintes condições previstas no edital:
– Animais resgatados por grupos de protetores de animais, que resta configurada a situação de abandono e vulnerabilidade;
– Animais encaminhados por agentes de saúde, mediante relatório de encaminhamento;
– Animais pertencentes a beneficiários do Programa Bolsa Família, a usuário do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) ou Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Teutônia, sendo que a Secretaria de Assistência Social fornecerá documento comprobatório, informando as famílias que atendem tais requisitos.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Mügge, ressalta que o Município, por ora, não dispõe de estrutura, bem como equipamentos, materiais e mão-de-obra para a realização dos procedimentos cirúrgicos de castração, justificando, assim, a realização do chamamento público. “Esperamos poder oferecer este serviço ainda em junho. Informaremos a partir de qual data os beneficiados, conforme prevê o edital poderão se inscrever junto à Secretaria”, frisa.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Data de publicação: 21/05/2019

Créditos das Fotos: Pixabay