Serviço pode ser acessado através do site, aplicativo de celular (Fiscale, disponível para Android e iOS), e-mail, telefone ou pessoalmente. Lançamento do canal foi realizado na quinta-feira

A Prefeitura de Teutônia lançou, oficialmente, na tarde desta quinta-feira, dia 4 de julho, a Ouvidoria Geral. Trata-se de um canal direto com a comunidade, onde podem ser feitas reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações que tenham como objetivo a prestação de serviços. A solenidade de lançamento ocorreu no Centro Cívico (saguão) da Prefeitura, reunindo autoridades, servidores públicos, desenvolvedores do aplicativo Fiscale e comunidade.
Conforme o prefeito, Jonatan Brönstrup, a Ouvidoria é uma das formas de dar mais transparência aos atos da Administração Municipal. “É um novo momento no que se refere à comunicação com o cidadão, que cada vez mais tem voz ativa na gestão da cidade. Estamos dando um grande avanço na nossa proposta de governo: de uma Administração mais próxima da comunidade”, frisou.

O vice-prefeito, Valdir Oliveira do Amaral, enalteceu a importância dos servidores no aprimoramento da Ouvidoria. “O trabalho de vocês, servidores, será muito importante para que a Ouvidoria, de fato, funcione, prestando as informações que o cidadão vier solicitar”, afirmou.
A Ouvidoria Geral estará sob a responsabilidade do servidor Diego Camargo Hobus e o setor ficará junto à Secretaria de Administração, sala 46 do Centro Administrativo. Entre as atribuições da Ouvidoria está a defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos e acompanhar a prestação dos serviços visando garantir a sua efetividade nos termos da Lei nº 13.460, de 2017.
Através da Ouvidoria, é possível se manifestar das seguintes formas: reclamação (demonstração de insatisfação relativa a serviço público), denúncia (comunicação de prática de irregularidade ou ato ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes), sugestão (proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pelo Município), elogio (demonstração, reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido) ou solicitação (requerimento de adoção de providência por parte da Administração).

Como acessar a Ouvidoria Geral?

A Ouvidoria recebe a demanda, analisa e encaminha à Secretaria responsável, aguarda retorno e responde ao solicitante. As formas de acessar a Ouvidoria são as seguintes:
Site : Acessehttp://www.teutonia.rs.gov.br/ouvidoria/, clique em Fiscale Web, marque a opção “Não sou um robô” e clique em Acesso Cidadão. Em seguida, marque o tipo de manifestação e preencha os dados solicitados. Após enviar a solicitação, será gerado um protocolo (via e-mail e/ou SMS), pelo qual o cidadão pode acompanhar o andamento de sua demanda.
Aplicativo (disponível para Android e iOS ): Baixe o aplicativo Fiscale.vc em seu smartphone e efetue o seu cadastro, informando nome e informações de contato, como e-mail e telefone celular. Após o cadastro, é enviado por e-mail ou por SMS o código de verificação. Confirmado o cadastro, o munícipe pode cadastrar a sua demanda (que gerará um protocolo), com opção de enviar fotos e áudio.
E-mail : Envie sua demanda pelo e-mail ouvidoria@teutonia.rs.gov.br. Importante especificar e detalhar bem sua demanda, para melhor encaminhamento da solicitação. Você receberá em seu e-mail com o número de protocolo.
Telefone : Ligue para (51) 3762-7740 e repasse a sua demanda. Aguarde o número de protocolo.
Presencialmente : Das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, no setor de Ouvidoria Geral, junto à Secretaria de Administração, sala 46 do Centro Administrativo.

O aplicativo Fiscale.vc

A ferramenta foi desenvolvido pelo bacharel em Sistemas de Informação Jonas Dhein, da empresa teutoniense FortalezaTec/For Control. Além de contatar a Ouvidoria, demandas em diversas áreas, tais como iluminação pública, podas, vegetação alta, entre outras, poderão facilmente solicitadas através do aplicativo Fiscale.vc. A ferramenta, que já recebeu várias premiações, é utilizada em outros municípios, dentre eles Venâncio Aires e Esteio, e tem sido um importante elo de comunicação com a população.
Para cadastrar a solicitação, não é preciso ter acesso à internet no momento. O envio das informações poderá ser feito quando houver internet disponível. A informação é recebida pela Ouvidoria da Prefeitura, que, através do Gestor Administrativo, encaminhará a demanda à secretaria ou setor competente. Em cada etapa do processo, o contribuinte receberá um e-mail ou um SMS até o atendimento completo da solicitação. O andamento da solicitação também poderá ser conferido via aplicativo.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Data de publicação: 05/07/2019

Créditos das Fotos: Édson Luís Schaeffer