Executivo esteve reunido com o departamento técnico do programa em Brasília recentemente, com o objetivo de agilizar a publicação da proposta teutoniense no Diário Oficial da União

Foi publicada nesta terça-feira, dia 13 de agosto, no Diário Oficial da União, a Portaria Nº 1.918, de 12 de agosto de 2019, que divulga a seleção da proposta teutoniense do programa Avançar Cidades, que vai possibilitar a pavimentação de 36 ruas nos seis bairros de Teutônia. Com o objetivo de agilizar a publicação, o prefeito, Jonatan Brönstrup, esteve reunido com o departamento técnico do programa no dia 7 de agosto, em Brasília.
Brönstrup coloca que as pavimentações destas 36 vias trarão mais qualidade de vida. “Entendemos que o momento é de dar um salto de qualidade na mobilidade urbana do município e por sua vez na qualidade de vida dos munícipes. Temos em torno de 320 quilômetros de vias sem pavimentação. Com o programa Avançar Cidades, estaremos diminuindo um pouco desse passivo, mas que será de extrema importância, por ser tratarem de vias estratégicas”, enaltece.

O Município encaminhou, junto à Caixa Econômica Federal, a operação de crédito de até R$ 15 milhões, através do Programa Pró-Transporte do Avançar Cidades – Mobilidade Urbana. A operação de crédito aguardava somente a liberação da Caixa, para que, então, o Município possa executar o processo licitatório, que deve iniciar nos próximos dias, e as obras. As demais etapas do pré-enquadramento por parte do agente financeiro e a pré-seleção por parte do Ministério do Desenvolvimento Regional já estavam concluídas.
Serão R$ 14.215.748,73 de recursos do programa Avançar Cidades, com uma contrapartida de R$ 861.669,59 da Prefeitura, totalizando R$ 15.077.418,32 investidos em 7,9 quilômetros de pavimentação. O financiamento possui quatro anos de carência e pode ser pago em até 20 anos, com juros anuais de 6%.
Atualmente, Teutônia tem aproximadamente 320 quilômetros de vias urbanas e rurais ainda não pavimentadas, isto é, milhares de moradores que ainda residem ou circulam por ruas sem pavimento, com grande concentração de poeira nos dias de sol e lama nos dias de chuva, exigindo manutenção constante. A cidade ainda possui um grande gargalo para obras que auxiliem na mobilidade urbana.

VIAS BENEFICIADAS PELO AVANÇAR CIDADES

BAIRRO CANABARRO

– Rua Edmundo Carlos Berwig: 391,23 metros, entre as ruas Erni Ruckrieder e Osvaldo Dientsmann;
– Rua 31 de Março: 454,74 metros, entre as ruas Helmuth Heemann e Ernani Júlio Sippel;
– Rua Helmuth Heemann: 138,62 metros, entre a Rua Adão de Oliveira e o pavimento existente;
– Rua Arno Feldens: 138,42 metros, entre a Rua Adão de Oliveira e o pavimento existente;
– Rua Alfredo Closs: 167,73 metros, entre as ruas Adão de Oliveira e Antônio Tertúlio da Rosa;
– Rua Palmiro Alves de Souza: 281,05 metros, entre a Rua Eri Dientsmann e o fim da rua;
– Rua 24 de Maio, trecho 1: 58,51 metros, entre as ruas Palmiro Alves de Souza e 16 de Abril;
– Rua 24 de Maio, trecho 2: 156,66 metros, entre as ruas Edmundo Carlos Berwig e Afonso Carlos Augustin;
– Rua Erni Huckriede, trecho 1: 58,54 metros, entre as ruas Palmiro Alves de Souza e 16 de Abril;
– Rua Erni Huckriede, trecho 2: 151,15 metros, entre as ruas Edmundo Carlos Berwig e Afonso Carlos Augustin;
– Rua Eri Dienstmann: 156,73 metros, entre as ruas Edmundo Carlos Berwig e Afonso Carlos Augustin;
– Rua Guilherme Schneider Sobrinho: 206,49 metros, entre as ruas 17 de Junho e Arnaldo Krug;
– Rua Telmo Queiroz: 122,42 metros, entre as ruas Guilherme Schneider Sobrinho e 31 de Março;
– Rua Otto Antoni: 151,50 metros, entre as ruas Guilherme Schneider Sobrinho e 31 de Março;
– Rua Arnaldo Krug: 401,69 metros, entre as ruas 31 de Março e Balduino Ninow;
– Rua Ewaldo Schaeffer: 524,80 metros, entre as ruas Palma Sola e Ruben Lindemann;
– Rua Ruben Lindemann: 139,77 metros, entre as ruas Ewaldo Schaeffer e Adolfo Henrique Lindemann;
– Rua Adolfo Henrique Lindemann: 238,35 metros, entre as ruas Hellmuth Dickel e Ruben Lindemann;
– Rua Hellmuth Dickel: 183,55 metros, entre as ruas Adolfo Henrique Lindemann e Duque de Caxias;
– Rua Edmundo Hauenstein: 237,90 metros, entre os pavimentos existentes;

BAIRRO CENTRO ADMINISTRATIVO

– Avenida 1 Oeste: 421 metros, entre o pavimento existente e a Rua 7 de Sul;
– Rua Rudi Wallauer: 377,18 metros, entre as ruas Senhor dos Passos e 3 de Outubro;

BAIRRO BOA VISTA

– Rua Lothar de La Rue: 240,40 metros, entre a Rua Germano Brönstrup e o pavimento existente;
– Rua Henrique Sommer: 210,76 metros, entre as ruas Lothar de La Rue e Henrich von Mühlen;

BAIRRO LANGUIRU

– Rua Guilherme Brust: 250,21 metros, entre as rua 7 de Setembro e Ilson Stapenhorst;
– Rua Gustavo Henrique Schuck: 91,55 metros, entre as ruas Fernando Ferrari e Getúlio Vargas;

BAIRRO TEUTÔNIA

– Rua Ilário Ahlert: 182,50 metros, entre as ruas Carlos Frederico Guilherme Ahlert e Edmundo Rührwiem;
– Rua Germano Henrique Ahlert: 182,29 metros, entre as ruas Carlos Frederico Guilherme Ahlert e Edmundo Rührwiem;
– Rua Alfredo Ahlert: 306,60 metros, entre as ruas Dr. Hércio Pêgas e Asido Dreyer;
– Rua Adolfo Hunsche: 354,90 metros, entre a Rua Carlos Schwambach Filho e o fim da rua;
– Rua Augusto Ahlert: 110,02 metros, entre a Rua Alfredo Ahlert e o fim da rua;
– Rua Asido Dreyer: 268,28 metros, entre as ruas Alfredo Ahlert e Décio Böhmer;

BAIRRO ALESGUT

– Rua Cândido Godoi: 176,49 metros, entre as ruas Ledeu Anschau e Edmundo Borgelt;
– Rua 15: 191,16 metros, entre as ruas Major Bandeira e Theobaldo Konrad;
– Rua Theobaldo Konrad: 91 metros, entre as ruas 13 e 14;
– Rua Edmundo Borgelt: 121,86 metros, entre as ruas Cândido Godoi e Theobaldo Konrad.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Data de publicação: 13/08/2019

Créditos das Fotos: Édson Luís Schaeffer, divulgação