Comunidade teutoniense e regional teve a oportunidade de vivenciar a tradição gaúcha em sua essência

A terceira edição do Acampamento Farroupilha de Teutônia tem avaliação positiva da comissão organizadora. Desde o dia 13 de setembro, até esta sexta-feira, dia 20, a comunidade teutoniense e regional teve a oportunidade de vivenciar a tradição gaúcha em sua essência, através de seus saberes, sabores e costumes. O evento se consolida como um dos maiores Acampamentos Farroupilhas do Vale do Taquari.
A programação do evento encerrou na tarde desta sexta-feira, dia 20, com a extinção da Chama Crioula, em ato que reuniu autoridades e representantes dos piquetes que participaram do Acampamento Farroupilha. A Chama Crioula chegou no Acampamento Farroupilha no dia 14, sendo que foi buscada por tradicionalistas de Teutônia em Tenente Portela.

Conforme o prefeito, Jonatan Brönstrup, o Acampamento Farroupilha foi novamente ao encontro com a proposta da Administração Municipal. “Através deste evento, outorgamos novamente o nosso principal objetivo, de investir nas pessoas. Criamos um ambiente para que as famílias pudessem vivenciar o tradicionalismo em sua essência, despertando nelas a chama da cultura gaúcha. Que jamais deixamos essa chama se apagar”, frisou.
Quem compareceu ao Centro Administrativo nesta semana, teve a oportunidade de assistir os shows, como Mano Lima, Capitão Faustino, Chiquito & Bordoneio, César Oliveira & Rogério Melo, Tchê Guri, entre outros, além de apresentações de danças e, ainda, conhecer as mais diversas formas de preparo do churrasco, do carreteiro, do entreveiro e outras delícias campeiras.

Além dos shows e fandangos, o público também pode prestigiar o Passeio da Bombacha, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 20 de setembro. Na oportunidade, mais de 700 pessoas participaram e desfilaram pelas principais ruas do Bairro Languiru e pela Avenida 1 Leste. Um dos destaques foi a participação de cerca de 350 cavalarianos.

Outro destaque foi o Costelão Solidário em prol de Lívia Teles. Mais de 100 costelões foram assados – todos adquiridos através de doação – e mais de 1 mil cartões vendidos ao valor de R$ 15,00, envolvendo mais de 50 voluntários. A iniciativa possibilitou uma verdadeira corrente de solidariedade.
O evento teve como objetivos resgatar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nas pessoas o culto à tradição e à cultura. Estes objetivos, segundo os organizadores, foram atingidos nesta terceira edição do Acampamento Farroupilha.

O coordenador campeiro do Acampamento Farroupilha, Maciel Wiebusch, destacou que o tradicionalismo de Teutônia vive um novo momento. “Antes, cada entidade tinha a sua programação, inclusive com conflitos de agenda. Em 2017, Teutônia teve um momento histórico, um novo olhar para o tradicionalismo, quando a Administração Municipal propôs o Acampamento Farroupilha, reunindo as entidades num só espaço. Cada vez mais vemos que esta proposta foi acertada”, ressaltou.
O secretário e o subsecretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sidnei Eckert e Mateus Mühl, respectivamente, enalteceram que o Acampamento Farroupilha, mesmo estando apenas na terceira edição, já está consolidado. “Através do evento, unimos as entidades tradicionalistas para um só lugar e, juntos, cultuamos as tradições e a cultura gaúcha. Cada vez mais observamos a adesão das entidades do município para esta proposta, fortalecendo o evento para as próximas edições”, sublinharam.
O secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Jean Marcos Galvão, observou que o evento se confirma como um dos maiores do Vale do Taquari. “Unimos neste espaço aquilo que é a essência do tradicionalismo. O um evento que vem crescendo e tem tudo para, também, se consolidar como um dos maiores acampamentos do Estado”, afirmou.
Para turismóloga da Prefeitura, Ângela Simone de Castro, o Acampamento Farroupilha coloca Teutônia como um dos polos culturais da região. “Mostramos à comunidade toda a nossa força e diversidade cultural, evidenciando o amor ao tradicionalismo. Se já cantamos e encantamos com o canto coral, agora, através do Acampamento Farroupilha, cantamos e encantamos com o tradicionalismo”, salientou.

A comissão organizadora já iniciou os preparativos para o 4º Acampamento Farroupilha de Teutônia, que ocorrerá em setembro de 2020. O 3º Acampamento Farroupilha foi uma realização da Prefeitura de Teutônia, através das secretarias de Indústria, Comércio e Turismo e de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, com apoio das entidades tradicionalistas e patrocínio de Certel, Cooperativa Languiru, Sicredi, TeutoNet, Cabanha BMW, Cabanha da Eternidade, Supra e Recanto Gaúcho Pilchas e Selaria.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Data de publicação: 20/09/2019

Créditos das Fotos: Édson Luís Schaeffer, Leo Wiebusch