São 33 candidatos para cinco vagas em Teutônia. Voto é facultativo e podem votar todos os eleitores de Teutônia, basta apresentação do título de eleitor ou outro documento oficial com foto
No dia 6 de outubro, ocorrem as eleições unificadas em todo o Brasil para a escolha dos novos componentes do Conselho Tutelar. Em Teutônia, a votação ocorre das 8h às 17h, em 11 escolas do município. São 33 candidatos que estão concorrendo a cinco vagas. O voto é facultativo e podem votar todos os eleitores de Teutônia, mediante apresentação do título de eleitor ou outro documento oficial com foto.
Interessados em votar devem ficar atentos aos locais de votação, conforme a sua seção eleitoral. Neste ano, 11 escolas do município agruparão seções eleitorais conforme sua proximidade. O pleito em Teutônia é uma organização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), em parceria com o cartório da 125ª Zona Eleitoral.
Os 59 candidatos inscritos passaram por prova de conhecimentos específicos e avaliação psicológica. Destes, 33 foram considerados aptos e estão concorrendo ao pleito, para preencher as cinco vagas titulares do Conselho Tutelar de Teutônia. Desde o dia 21 de agosto até o dia 4 de outubro, os candidatos podem realizar sua campanha, através das redes sociais ou pessoalmente, sendo permitida a entrega de santinhos. Os eleitos terão mandato de quatro anos, a contar de 10 de janeiro de 2020.
A presidente do Comdica, Nilva Pacheco Wegner, enfatiza a importância da conscientização da população para esta escolha tão importante. “É necessário que o eleitor conheça seu candidato e faça uma escolha consciente a fim de que tenhamos nesta função pessoas defensoras do que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente: direitos básicos, fundamentais e assegurados em lei”, frisa.
O presidente da Comissão Especial Eleitoral, Maicon Fernando dos Santos, da mesma forma, lembra que a eleição que a votação não é obrigatória, mas de extrema importância. “Quem se dispor naquele domingo para contribuir com seu voto neste processo de escolha deve estar ciente do comprometimento, responsabilidade e ética que o cargo de conselheiro requer”, ressalta.
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Data de publicação: 27/09/2019
Créditos das Fotos: Édson Luís Schaeffer