Na tarde do dia 26 de setembro, em Linha São Jacó, foi realizado o Encontro Anual dos Grupos Organizados do Lar, acompanhados pela Emater-RS/Ascar de Teutônia. O encontro, que...
Na tarde do dia 26 de setembro, em Linha São Jacó, foi realizado o Encontro Anual dos Grupos Organizados do Lar, acompanhados pela Emater-RS/Ascar de Teutônia. O encontro, que ocorre a cada ano em uma localidade diferente, tem o objetivo de promover, além do reencontro e confraternização entre diferentes comunidades, o resgate da sociobiodiversidade, através da troca de mudas e sementes entre todas as participantes.
Recebidas com música e animação, as aproximadamente 50 mulheres de 10 localidades do município, estiveram representando os Grupos do Lar Esperança, A União Faz a Força, Major Bandeira, Várzea, Girassol, 24 de Maio e Freüe Stunde. Em 2019, mais de 50 espécies como feijões, tubérculos, plantas medicinais, condimentares e aromáticas, ornamentais, entre outras, foram trazidas pelas participantes para partilha e troca.
O tema Sociobiodiversidade na Alimentação também foi desenvolvido pela assistente técnica regional da Emater Elizângela Mainardi Roso Teixeira, que coordenou um bate-bapo com as presentes sobre segurança e soberania alimentar, e riqueza e diversidade dos alimentos regionais.
O que é Sociobiodiversidade? É a relação entre bens e serviços gerados a partir de recursos naturais, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse de povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares.
Data de publicação: 30/09/2019
Créditos das Fotos: divulgação