Participaram 23 cooperativas escolares fomentadas pela Sicredi Ouro Branco, sendo 10 de Teutônia, oito de Estrela, três de Nova Santa Rita e duas de Montenegro

As 23 cooperativas escolares fomentadas pela Sicredi Ouro Branco tiveram um dia de intercooperação em Teutônia nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro. Com gincana e outras atividade de integração, a Associação dos Funcionários da Sicredi Ouro Branco, no Bairro Boa Vista, recebeu os representantes das cooperativas de quatro municípios, sendo 10 entidades escolares de Teutônia, oito de Estrela, três de Nova Santa Rita e duas de Montenegro.
A programação iniciou já pela manhã, com lanche compartilhado. Em seguida, teve início a gincana de intercooperação, que seguiu durante o dia, sendo que cada uma das equipes tinha um participante de cada cooperativa escolar. Ao meio-dia, foi servido almoço aos participantes.

Conforme a assessora de Relacionamento da Sicredi Ouro Branco Margarete Elisa Mallmann, a intercooperação é uma das formas dos estudantes compartilharem experiências, tendo em vista que são quatro municípios contemplados com a iniciativa. “As atividades de intercooperação motivam os jovens a colocarem em prática tudo que envolve as cooperativas escolares, como cooperação, cidadania, empreendedorismo, educação financeira e inclusão social. Enfim, ajudamos a desenvolver competências e habilidades nos estudantes que participam das cooperativas”, frisa.
Teutônia conta atualmente com 10 cooperativas escolares, sendo sete de escolas da rede municipal. O programa é fomentado pela Sicredi Ouro Branco, sendo assessorado pedagogicamente pelo professor Everaldo Marini, e conta com a parceria da Secretaria de Educação.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Teutônia, Arminda Regina Mariani Hepp, lembra que o trabalho desenvolvido pelas cooperativas escolares traz benefícios para toda a comunidade. “Procuramos oportunizar estes momentos de integração, para que professores e alunos se sintam motivados com a iniciativa, que tem trazido reflexos positivos tanto nas escolas quanto nas comunidades em que as cooperativas escolares atuam. Afinal, são reforçados e resgatados valores importantes para essas lideranças do futuro”, ressalta.
As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Tem como principal objetivo, oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Data de publicação: 06/12/2019

Créditos das Fotos: Édson Luís Schaeffer