Prefeitura de Tabaí está aderindo ao Susaf e buscou experiências de Teutônia para aplicar no município
O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Agricultura de Teutônia na valorização das agroindústrias está gerando vários frutos. Nesta terça-feira, dia 18, representantes do município de Tabaí estiveram em Teutônia conhecendo o Serviço de Inspeção Municipal e como o município se adequou ao Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte(Susaf).
A comitiva de Tabaí foi composta pelo secretária de Agricultura, Reflorestamento e Desenvolvimento Rural, Andressa Machado Martins, e pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Leandro Fagundes. Eles foram recebidos pela secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Nara Regina Nichterwitz, e pela médica veterinária Candice Schmidt.
Teutônia aderiu ao sistema em 2018 e já possui quatro agroindústrias autorizadas a utilizar o selo do Susaf, o que permite a comercialização dos produtos em todo o Estado. Já a Prefeitura de Tabaí está aderindo ao Susaf e buscou experiências de Teutônia para aplicar no município.
Neste sentido, a comitiva tabaiense verificou como feita a adesão das agroindústrias ao Susaf. Tabaí conta com duas agroindústrias, sendo uma de processamento do mel, que busca a adesão ao Susaf. “Procuramos Teutônia pelo fato do município ter agroindústrias já utilizando o Susaf e para ver como funcionava o trabalho. Gostamos muito da organização do SIM e de como funciona a fiscalização das agroindústrias, o que servirá de base para o nosso trabalho”, avaliou a secretária de Agricultura, Reflorestamento e Desenvolvimento Rural de Tabaí, Andressa Machado Martins.
Nara Regina Nichterwitz não escondeu a sua felicidade em saber que Teutônia serve como inspiração a outras cidades no que se refere às agroindústrias. “Me sinto honrada ao saber que as pessoas veem nosso município como um modelo a ser seguido. Isso é motivo de alegria para todos nós, pois entendemos que as agroindústrias são alternativa de renda e qualidade de vida no campo”, salientou.
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Data de publicação: 19/02/2020
Créditos das Fotos: divulgação