Desde 2002, Teutônia conta com os importantes e indispensáveis serviços do Corpo de Bombeiros Voluntários. A publicação da Portaria 001/CMRS/2019 e Instrução Técnica...

Desde 2002, Teutônia conta com os importantes e indispensáveis serviços do Corpo de Bombeiros Voluntários. A publicação da Portaria 001/CMRS/2019 e Instrução Técnica 05.2/AODC-GCC/2019, que tratam da regulamentação de serviços auxiliares de bombeiros no Estado pegou o Executivo de surpresa, uma vez que atuação dos bombeiros voluntários seria limitada ou, até, extinta.
Desde então, o Município vem monitorando a situação e frequentemente se reunindo com representantes do Estado e a corporação teutoniense. “Estamos empenhados para garantir os serviços de bombeiros voluntários em Teutônia. A extinção deste serviço seria um retrocesso sem medidas, especialmente no que tange a salvar vidas”, afirma o prefeito, Jonatan Brönstrup.
No dia 5 de março, o Estado publicou, no dia 5 de março, duas portarias alterando determinadas regras. Com isso, as corporações existentes antes da publicação da portaria não precisariam atender o artigo que estabelece o mínimo e máximo populacional para a atuação de bombeiros voluntários. Outra mudança é que as corporações não teriam o atendimento restringido somente ao município de sua base. No entanto, o Executivo ainda vê com cautela estas alterações.
Nesta segunda-feira, dia 9 de março, o servidor público e ex-bombeiro voluntário Markyson Royer representou o Executivo teutoniense na reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários da Assembleia Legislativa, que protocolará, na quinta-feira, dia 12, o projeto que objetiva garantir a atuação da corporação em municípios gaúchos, independentemente do tamanho da população. Também será solicitada a prorrogação do prazo de entrada em vigor das normas para que o projeto possa tramitar.

Durante a reunião, Royer entregou a moção de apoio às corporações voluntárias ao presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários, Elton Weber, e ao presidente da Voluntersul, Anderson Jociel da Rosa. “Há tempo o prefeito vem monitorando a situação e tomando as decisões corretas para garantir à comunidade a permanência dos bombeiros voluntários em Teutônia. Queremos fazer um trabalho bem feito e responsável em defesa da nossa comunidade”, salienta Royer.
O pedido de postergação e a minuta do projeto serão entregues a governador Eduardo Leite na quinta-feira. Na ocasião, o Executivo de Teutônia também estará presente, para debater a situação e mostrar a necessidade de se manter as corporações voluntárias no Estado. “A legislação que regulamenta a atividade é necessária para que se mantenha o atendimento as comunidades”, pontua o prefeito.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Data de publicação: 10/03/2020

Créditos das Fotos: divulgação