Entre esta quinta-feira, dia 2, e sexta-feira, dia 3, subiu de 108 para 115 o número de casos suspeitos de Covid-19 acompanhados em domicílio. No acumulado da semana, houve o...
Entre esta quinta-feira, dia 2, e sexta-feira, dia 3, subiu de 108 para 115 o número de casos suspeitos de Covid-19 acompanhados em domicílio. No acumulado da semana, houve o aumento de 38 casos acompanhados em domicílio. São pessoas que apresentam síndrome gripal e estão em isolamento residencial, recebendo acompanhamento constante das equipes de saúde para verificar a evolução dos sintomas. Este número não leva conta os familiares.
A paciente de 69 anos que deu entrada no Hospital Ouro Branco na noite de terça-feira, dia 31 de março, com suspeita de Covid-19, segue internada na casa de saúde e seu quadro é estável, com previsão de alta ainda neste final de semana. O material coletado para exames foi encaminhado ao Lacen e o resultado deve sair nos próximos dias. A paciente tem um familiar que se desloca diariamente a Porto Alegre.
Vale ressaltar que o descumprimento das medidas de isolamento por parte das pessoas com suspeitas de Covid-19 acompanhadas em domicílio acarretará na responsabilização legal, conforme prevê portaria do Governo Federal, sendo a autoridade policial e Ministério Público informados sobre este descumprimento. Também é importante salientar que, conforme o novo Protocolo do Ministério da Saúde, pessoas com síndrome gripal são suspeitas para o Covid-19 e por isso são colocadas em isolamento, mas só são feitos testes nos pacientes hospitalizados.
Diante do aumento progressivo de casos suspeitos e confirmados na região, solicita-se que as pessoas continuem adotando as medidas protetivas e de higienização, além de sair de casa somente em casos de extrema necessidade e evitando aglomerações.
Data de publicação: 03/04/2020