Entre a segunda-feira, dia 13 de abril, e esta terça-feira, dia 14, foram notificados à Vigilância Epidemiológica de Teutônia 17 novos casos suspeitos de Covid-19...

Entre a segunda-feira, dia 13 de abril, e esta terça-feira, dia 14, foram notificados à Vigilância Epidemiológica de Teutônia 17 novos casos suspeitos de Covid-19 acompanhados em domicílio. Paralelamente, 8 casos suspeitos que vinham sendo acompanhados a domicílio foram descartados, pois não apresentaram evolução nos sintomas.

Os casos suspeitos acompanhados em domicílio são de pessoas que apresentam síndrome gripal e estão em isolamento residencial, recebendo acompanhamento constante das equipes de saúde para verificar a evolução dos sintomas. Este número não leva conta os familiares.

Teutônia também tem o primeiro caso confirmado de covid-19 (novo coronavírus), a partir de teste rápido feito na paciente internada no Hospital Ouro Branco, posteriormente confirmado pelo Lacen e Secretaria Estadual de Saúde. Trata-se de uma mulher de 49 anos, que internou na casa de saúde no início da tarde de sexta-feira, dia 10 de abril, com sintomas suspeitos e se encontra em estado estável na unidade de isolamento Covid-19. O Hospital Ouro Branco e a Vigilância Epidemiológica seguem com o rastreamento das pessoas que tiveram contato com a paciente.

O segundo paciente internado no Hospital Ouro Branco, que estava com supeita de de Covid-19, um homem de 82 anos, de Poço das Antas, veio a óbito às 18h45min de domingo, dia 12 de abril. O exame PCR, analisado pelo Lacen, testou negativo para Covid-19.

Vale ressaltar que o descumprimento das medidas de isolamento por parte das pessoas com suspeitas de Covid-19 acompanhadas em domicílio acarretará na responsabilização legal, conforme prevê portaria do Governo Federal, sendo a autoridade policial e Ministério Público informados sobre este descumprimento. Também é importante salientar que, conforme o novo Protocolo do Ministério da Saúde, pessoas com síndrome gripal são suspeitas para o Covid-19 e por isso são colocadas em isolamento, mas só são feitos testes nos pacientes hospitalizados.

Diante do aumento progressivo de casos suspeitos e confirmados na região, solicita-se que as pessoas continuem adotando as medidas protetivas e de higienização, além de sair de casa somente em casos de extrema necessidade e evitando aglomerações.

Data de publicação: 14/04/2020