Recurso cobre diferença entre o gasto efetivo por paciente e o valor repassado pelo SUS à casa de saúde.

Além dos repasses mensais, a Prefeitura de Teutônia destinou, no início de abril, mais R$ 401.080,00 para a Associação Beneficente Ouro Branco, mantenedora do Hospital Ouro Branco. O recurso cobrirá a diferença entre o gasto efetivo por paciente e o valor repassado pelo SUS à casa de saúde. Assim, o hospital também consegue atender com segurança a população, por meio de aquisição de medicamentos, equipamentos e equipe, especialmente durante a pandemia do novo coronavírus.

Conforme o prefeito, Jonatan Brönstrup, a complementação do recurso ao Hospital Ouro Branco beneficia toda a população. “Estamos empenhados para que o Hospital Ouro Branco possa continuar prestando, com excelência, o seu atendimento à população teutoniense, especialmente neste período de pandemia, onde a casa de saúde mostra ainda mais a sua importância”, frisa.

O diretor-executivo do Hospital Ouro Branco, André Lagemann, da mesma forma, ressalta a importância deste repasse pelo Município. “Este recurso é de suma importância para o hospital, ainda mais neste momento delicado da pandemia, exigindo investimentos ainda maiores na estruturação do hospital para se preparar para este enfrentamento. A parceria e apoio da Prefeitura de Teutônia é fundamental e, desde o início da pandemia, o Executivo não tem medido esforços para auxiliar o hospital para qualificar o atendimento”, salienta.

Segundo a Secretaria de Saúde, o Hospital comprovou as perdas entre aquilo que SUS repassa e o custo real por paciente atendido. E isso pode colocar em risco a segurança e a qualidade do atendimento prestado, seja pela aquisição de medicamentos, seja pela aquisição de equipamentos e contratação de profissionais.

Com a destinação dos R$ 401.080,00 em recursos próprios, a Prefeitura também visa garantir o atendimento dos casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus. Conforme os protocolos e fluxos estabelecidos pelo Comitê Municipal de Atenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus, a casa de saúde é uma das portas de atendimento da doença, especialmente casos classificados como urgentes e emergentes.

CRÉDITOS DO TEXTO: É dson Luís Schaeffer

Data de publicação: 15/04/2020

Créditos das Fotos: Édson Luís Schaeffer/arquivo